“Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia. Amanhã vai ser outro dia”
Como aquecimento para a discussão da Etapa Estadual de São Paulo da 17ª Conferência Nacional de Saúde, coloco algumas dicas do documento orientador do estado, para elaborarmos as diretrizes. Estas dicas podem servir como apoio para as discussões nas conferências dos municípios do estado São Paulo e de todo o Brasil.
Eixo I “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”: sugere uma reflexão sobre o que sociedade e governo precisam para alcançar a qualidade de vida para nossa Nação.
Eixo II “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”: propõe uma análise da participação social como mecanismo de fortalecimento da cidadania e como essa participação pode contribuir para aproximar a sociedade do Estado.
Eixo III “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”: promove um debate sobre a defesa de um Sistema Único de Saúde universal, 100% público, com equidade no acesso às ações e serviços de saúde, integralidade do cuidado e financiamento adequado e suficiente.
Eixo IV “Amanhã será outro dia para todos, todas e todes”: dá a oportunidade para debater a gestão do trabalho como eixo organizacional no processo de modernização do SUS e as contribuições que a produção de conhecimentos técnicos e científicos, ajustada às necessidades e consequências socioeconômicas e culturais, trará para a gestão das políticas públicas do País.