Foi um dia intenso de encontros e discussões das propostas e diretrizes apresentadas nos 4 eixos temáticos das pré-conferências realizadas nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2023 em Osasco.
Tivemos a honra de contarmos com a presença do professor Gastão Wagner abrindo os trabalhos e iluminando os caminhos das diretrizes que formulamos para a cidade, a região, o estado de São Paulo e para o Brasil. Muito do que foi construído no SUS desde o seu início, devemos ao professor Gastão, como militante ativo e intelectual da Reforma Sanitária que resultou no SUS das leis orgânicas 8.080 e 8.142 de 1990. São 32 anos de lutas. Após os retrocessos dos governos Temer/Bolsonaro, de 2016 a 2022, o professor continua na luta, de forma incansável pelos princípios do SUS de Integralidade, Universalidade e Equidade, como ficou claro em sua palestra de abertura do segundo dia da conferência.
Eu fiquei no eixo 4, “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”, e depois de intensas discussões no grupo, formulamos duas diretrizes que seguirão como guia para o município, a região, o estado e para Brasília, articulando a ideia do professor, da Autarquia Especial, com o apoio de uma plataforma digital de cooperação gerando algoritmos dos princípios do SUS e das diretrizes da Autarquia Especial do Professor.
Tive que explicar como seria a diretriz da plataforma, e sintetizei com as ideias colocadas nas redes sociais em 2004, no Meme do SUS com a Internet sendo dirigida pelos seus princípios e diretrizes (os algoritmos da plataforma digital).
Irei para a Conferência da Região Metropolitana de São Paulo como delegado eleito, defender a ideia do professor e da plataforma digital como apoio da Autarquia Especial.
Meu sentimento é como o de Riobaldo, chegando à velhice, no final de Grande Sertão: Veredas, depois de longa narrativa de suas lutas pelo interior de si e do país:
“Amigos somos. Nonada. O diabo não há! É o que eu digo, se for…Existe é homem humano. Travessia.”
Por Regiane Carneiro
A paz e verdade a Internet funcionando de forma contínua daria uma agilidade nas filas e prontuários e poderíamos ter uma rede de informações de exames e tratamentos e a fila de espera que não tem critérios de prioridades não teria uma demanda de pessoas em estado graves se. Tratamentos e chegando até a óbitos não é o que queremos há que os direitos pessoais são todos dias violados na nossa política.