Complementando a série Clima e Saúde, veiculada no site do Icict, Fábio Evangelista, consultor de Desenvolvimento Sustentável da representação da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS, no Brasil, falou sobre um dos temas abordados na série – a seca na região Nordeste e seus impactos na saúde. Para ele, “os efeitos na saúde podem ser potencializados diante de várias condições já existentes como condições de nutrição e socioeconômicas da população”.
O consultor da OPAS também falou sobre as iniciativas de monitoramento do clima e saúde na América Latina e a necessidade de integração da Saúde Pública “com outros setores, para garantir o processo de desenvolvimento sustentável.”
Leia íntegra da entrevista com Fábio Evangelista aqui
Por Marcos Alencar
O texto, a entrevista, enfim, é uma grande oportunidade para refletir e descobrir, de alguma maneira, após sentir-se sensibilizado, como contribuir para alertar a população. Infelizmente, muitos podem até ter acesso ao tema, mas não fazem reflexão crítica e acabam, por lado criticando, o que de alguma maneira é posicionamento, mesmo que equivocado. Mas por outro lado, há os que estão indiferentes, da turma do “tanto faz”. Isso é mais grave, porque acaba criando uma camada de pessoas que são impactadas pelas consequências na saúde da alteração climática no mundo, mas sem entender, sem agir, sendo, assim, massa de manobra dos grandes laboratórios.