Evento trará Verónica Oca, do México e o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão
O evento ainda não aconteceu e as inscrições acabaram rapidamente. A fila de espera para alguma desistência é de mais de 200 pessoas, o que mostra que há uma carência de informação na área. Assim está sendo esperado o “I Simpósio Nacional sobre Saúde, Envelhecimento e estado de Bem-estar”, que acontece nos dias 18 e 19 de abril, no Museu da Vida, da Fiocruz.
O Simpósio é uma parceria entre o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – Icict/Fiocruz, por meio do Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento (Gise), e o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE)/Fiocruz, e tem por objetivo debater as diferentes dimensões relacionadas ao problema da mortalidade prematura de adultos e, principalmente, idosos por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) apontadas pela ONU nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e nas políticas relacionadas.
Para debater esse assunto, o “I Simpósio Nacional sobre Saúde, Envelhecimento e estado de bem-estar” também contará com palestrantes como Verónica Oca, da Universidad Autonoma ade Mexico e presidente da Asociación Latinoamericana de Población (Alap), de Flavia Bueno, do Instituto Sul-Americano de Govenro em Sáude (Isags), da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), de Carlos Gadelha, do Grupo de Pesquisa em Inovação em Saúde (Gis), da Fiocruz, Marcos Gonzaga, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ana Maria Nogales, da Universidade de Brasília, Roberto Medronho, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc)/UFRJ, Cássio Turra (do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional) e Deborah Malta, ambos UFMG. Além desses, pesquisadores da Fiocruz como, como Antônio Ivo e Roberto Bittencourt, do Centro de EstudosEstratégicos (CEE), Joyce Schramm, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp). Além deles, José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde do Brasil e ex-presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, ex-presidente da Fiocruz e coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030.
Do Icict, estarão presentes os pesquisadores do Laboratório de Informação em Saúde (LIS), Dália Romero, coordenadora geral do Simpósio e chefe do Gise, Célia Landmann Szwarcwald e Paulo Borges.
Quem não conseguiu se inscrever a tempo no Simpósio, poderá assisti-lo on line no link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/icict-fiocruz
Serviço
Evento: I Simpósio Nacional sobre Saúde, Envelhecimento e estado de Bem-estar
Data/Horário: 18 e 19/04/2018 – das 9h30 às 16h
Transmissão direta: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/icict-fiocruz
Facebook: https://www.facebook.com/events/183818178882804/
Local: Museu da Vida/Fiocruz – Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)
Por Emilia Alves de Sousa
Muito importante o seminário com a temática do envelhecimento. As pessoas estão se cuidando mais e vivendo com mais qualidade. Assim é natural o interesse pela velhice, e o tema deve estar sempre presente nos debates sobre saúde.
Valeu Graça pelo compartilhamento aqui!
Abraços!
Emília