No dia 06 de julho de 2017 foi instituído o Núcleo Estadual de Humanização do Estado do Amazonas, com o objetivo de apoiar os projetos e o desenvolvimento de ações que estimulem práticas humanizadas, éticas e resolutivas nos serviços de saúde, com base na Política Nacional de Humanização de Atenção e Gestão à Saúde no Sistema Único de Saúde-PNH/SUS.
O Núcleo Estadual de Humanização é fruto de um sonho e luta dos trabalhadores/Apoiadores da PNH que militam para legitimar o sistema público de saúde, fomentando estratégias de resistência e defesa do SUS.
Mencionamos algumas ações que estão sendo realizadas pelo Núcleo: Implantação do Projeto de Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das Portas de Entrada do SUS (CGPNH/SAS/MS) – AcolheSUS no Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado; Realizada parceria com o CETAM/ETSUS para inserir a Política Nacional de Humanização – PNH no conteúdo programático dos cursos oferecidos por esta instituição; Inclusão da Política Nacional de Humanização – PNH na programação do acolhimento/Integração dos novos trabalhadores chamados pelo concurso, em parceria com o DGRH; Apoio as ações voltadas para as mudanças do processo de trabalho das unidades de saúde que desenvolvem ações de Humanização;Realizadas as rodas de conversa sobre a Política Nacional de Humanização -PNH com os estudantes de Medicina do Internato Rural da UFAM.
Sabemos que muitos são os desafios que temos pela frente, mas a certeza de que humanização é um movimento capaz de provocar mudanças no modelo de atenção e de gestão do SUS, nos impulsiona e nos fortalece.
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Resistência aos modos privatistas de fazer saúde é dar visibilidade para tantas outras possibilidades que se mostram mais efetivas no cuidado. Por exemplo, tornar públicas estas iniciativas, exatamente como vocês estão fazendo por aqui. As narrativas sobre os processos concretos de humanização neste espaço colaborativo enriquecem a luta.
AbraSUS!