Olá pessoal venho através deste post publicar assuntos e opiniões relevantes sobre o cuidado com os cuidadores/familiares de pessoas hospitalizadas.
É de conhecimento geral que se tratando de estar doente em uma cama de hospital não é algo nem um pouco agradável nem para o doente quanto para o cuidador ou familiares isso gera muitas frustrações, insegurança e tantos outros fatores por se tratar de algo tão complexo e doloroso onde aproxima-se do convívio familiar muitos medos e incertezas. Várias mudanças acontecem na vida de todos os envolvidos, e essas mudanças iram ser definidas a partir do momento que se descobre a doença de como ela age e de como é o tratamento. A família muitas vezes se encontra perdida pois dependendo da doença existe um ente querido em risco e muitas vezes a família se desestrutura e os problemas começam a chegar as pessoas não sabem lidar direito com isso, a família na maioria das vezes precisa se organizar, cada familiar ou cuidador precisa exercer seu papel e isso precisa ser bem definido e distribuído para que isso sirva para a recuperação do paciente que encontra-se frágil e debilitado fisicamente e psicologicamente. Todos esses fatores geram um grande desgaste e que muitas vezes pode ser prejudicial, como pobre comunicação médica, cuidado de enfermagem insuficiente, falta de conhecimento do cuidador sobre os cuidados do paciente e etc.
Um cuidador/familiar bem preparado pode trazer muitos benefícios ao adoecido como prevenção de tratamento insuficiente dentro do hospital com o paciente, amenizar as angústias dos familiares diante do adoecido, aproxima-los da equipe médica, observar sobre as medicações que estão sendo utilizadas entre outros. É de extrema importância pensar nessas pessoas que estão ali auxiliando na recuperação do paciente que exista uma equipe preparada para auxiliar essas pessoas de modo que elas se sintam seguras e estejam preparadas para cuidar, pois também estão muito assustadas e frágeis. Uma equipe multidisciplinar deveria dar esse apoio as famílias, como um grupo formado por médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistente social entre outros profissionais da área da saúde com o intuito de orientar e humanizar esses cuidados que nesses momentos são de extrema importância. Sabemos que a realidade de nossa a saúde pública não coopera para que ações como essa aconteçam em todos os hospitais, mas em todo caso se passássemos a repensar sobre isso e as pessoas passarem a ter conhecimento sobre tal necessidade já seria um grande passo que conseguiríamos dar!
Referências: Revista Humanização em perspectiva, artigo: Cuidando dos cuidadores – Um programa multidisciplinar de acolhimento dos cuidadores informais no hospital geral de Pirajussara.
Yume caneko e colaboradores
Disponível em: https://redehumanizasus.net/humanizacao-em-perspectiva/
Por Luana Angelini
Muito bacana tua resenha Bianca pois abrange um “alerta” que por muitas vezes deixamos de lado, o do cuidador.
Como tu mesmo disse, um cuidador tem que estar em boa condições consigo mesmo para sendo assim transmitir coisas boas/benefícios ao doente.
Ótima colocação, parabéns!