Normalidade como meta de vida
A segunda reunião do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade acontecerá em São Paulo, na sede do Conselho Regional de Psicologia.
O Fórum foi constituído como um espaço de conscientização dos trabalhadores de saúde, educação e justiça sobre o imperativo social que torna patológicos alguns modos de ser que fogem do padrão esperado socialmente.
Estão em curso projetos de lei que pretendem "diagnosticar" precocemente crianças e jovens, como uma forma de garantir as performances escolares e de vida sem a contrapartida do respeito `as singularidades dos sujeitos e coletivos culturais. Trata-se de um movimento de aplainamento das diferenças que se insinua em todas as esferas da vida.
Assistimos diariamente os conflitos de povos de etnias diferentes, numa escala nunca vista. É como se houvesse o império de UM modo de vida alçado ao estatuto de modelo de normalidade a ser almejado por todos. Uma captura de todas as possibilidades em uma só. E o metro-padrão é o homem branco, ocidental e "civilizado".
O manifesto criado por ocasião do I Seminário Internacional sobre Medicalização ( novembro de 2010 ) explicita algumas pistas a serem seguidas no trabalho de desmonte desta realidade.
O Fórum se propõe criar ações concretas, a partir da produção de redes como um dispositivo de resistência a essa onda sinistra.
Nossa rede HumanizaSUS se agencia como parceira incondicional desta luta!
VIVA A DIFERENÇA!!!
Iza Sardenberg
Coletivo de Editores da RHS
Por Shirley Monteiro
Com certeza,
Nossa RHS sempre estará alerta e em defesa da diversidade e da liberdade de formas autenticas e múltiplas pelas quais a Vida se faz e se expressa !
Sucesso neste evento querida, e nesta trilha super importante !!!
bjos,
Shirley.