Saúde e trabalho é tema de debate no Ministério da Saúde

10 votos
 
 
O especialista francês em ergologia Pierre Trinquet esteve em Brasília- DF para um bate-papo com os trabalhadores do Ministério da Saúde (MS) no dia 29 de junho.
 
Ele falou da importância de se analisar as situações de trabalho e seus riscos, bem como os motivos pelos quais o trabalho faz tantas vítimas. “As pessoas tem necessidade de se projetar no trabalho, mas seu objetivo não é degradar, ao contrário é  desenvolver e ajudar o homem a se desenvolver”, disse.
 
 
 

A professora da Universidade Federal do Espírito Santo e ex-consultora da PNH Beth Barros foi mediadora do debate, que teve tradução simultânea e participação de consultores da PNH e mais de 60 trabalhadores do MS. Essa roda de conversa trouxe a tona a importância do tema “É  preciso pensar o trabalho como atividade, que é a aposta da PNH e não só fazer o trabalho prescrito”, diz a consultora Catia Paranhos. Todos os participantes receberam a nova cartilha da PNH Saúde e Trabalho em quadrinhos, que pode ser acessada neste link.

 
A vinda do sociólogo a Brasília foi uma parceria entre a PNH, o Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS/SGTES), a Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador  (CGSAT/SVS), o Grupo de Valorização do Trabalho e do Trabalhador do MS – Coletivo MS e o Núcleo de Estudos de Saúde Pública da Universidade de Brasília (NESP-UnB).