Cinco anos da política nacional de humanização: trajetória de uma política pública
Este é o mais recente artigo sobre a Política Nacional de Humanização, publicado na Revista Ciência e Saúde Coletiva.
Este número temático apresenta artigos sobre Atenção Primária à saúde referentes principalmente à Estratégia Saúde da Família abordando: avaliação de acesso, qualidade de serviços e caracterização de seu uso; qualificação profissional; questões culturais e de gênero e itinerários terapêuticos; relação entre saberes populares e acadêmicos; processos de trabalho envolvendo subjetividade e clínica, visitas domiciliares; práticas preventivas e educativas e a Política Nacional de Humanização.
Os textos mostram que em seus 23 anos, o SUS cresceu e se tornou uma realidade complexa e em seu âmbito, a Estratégia Saúde da Família hoje abrange 50% da população. Mas, segundo o próprio Ministério da Saúde, há quase 30% dos serviços de Atenção Primária em Saúde sem essa estratégia.
O artigo da PNH foi escrito pelo diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégias e ex-coordenador da PNH Dário Pasche, o ex-consultor e professora da Universidade Federal Fluminense Eduardo Passos e Élida Azevedo, da Fundação Oswaldo Cruz.
Para acessar o conteúdo completo da publicação, clique aqui.
Por Shirley Monteiro
Mariella,
Passei rápido pelo índice e títulos da Revista, sem dúvida está especialmente rico este número da Revista ! Entre muitos temas interessantes e diversos, os cinco anos da PNH merecem a atenção de todos nós neste artigo inspirado, e escrito por dois dos principais construtores desta Política instituinte e potente de inovação.
Bjos,
Shirley Monteiro.