Cinco anos da política nacional de humanização: trajetória de uma política pública

12 votos

 

Este é o mais recente artigo sobre a Política Nacional de Humanização, publicado na Revista Ciência e Saúde Coletiva.

 

 

Este número temático apresenta artigos sobre Atenção Primária à saúde  referentes principalmente à Estratégia Saúde da Família abordando: avaliação de acesso, qualidade de serviços e caracterização de seu uso; qualificação profissional; questões culturais e de gênero e itinerários terapêuticos; relação entre saberes populares e acadêmicos; processos de trabalho envolvendo subjetividade e clínica, visitas domiciliares; práticas preventivas e educativas e a Política Nacional de Humanização.                                                                                   

Os textos mostram que em seus 23 anos, o SUS cresceu e se tornou uma realidade complexa e em seu âmbito, a Estratégia Saúde da Família  hoje abrange 50% da população. Mas, segundo o próprio Ministério da Saúde, há quase 30% dos serviços de Atenção Primária em Saúde sem essa estratégia.                                                                    

O artigo da PNH foi escrito pelo diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégias e ex-coordenador da PNH Dário Pasche, o ex-consultor e professora da Universidade Federal Fluminense Eduardo Passos e Élida Azevedo, da Fundação Oswaldo Cruz.

Para acessar o conteúdo completo da publicação, clique aqui.