As diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS já estão disponíveis online, na página da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS.
A implantação e expansão de medidas que protejam a saúde dos trabalhadores do SUS depende da divulgação desse protocolo nº 008/2011, disponível aqui .
4 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por Maura Lucia
O seguimento o qual pertenço ainda não foi contemplado. sou trabalhador do Atendimento Pré Hospitalar Móvel (SAMU-192).Lembro que associado ao risco de adoecimento temos o risco de morte, por acessarmos áreas de conflito urbano, de dificil acesso, sem horário para dormir se alimentar e na verdade não nos sentimos representados na Mesa de negociação do SUS. Até porque o componente de atendimento fixo é infinitamente maior que nós. A pactuação com outros , orgãos como segurança torna-se urgente como por exemplo a segurança pública, que nem sempre tem uma viatura para acompanhar-nos quando se trata de um atendimento com indicios de violência ou um crime propriamente dito . A politica de Urgência e Emergência é maravilhosa, principalmente o componete SAMU-192 , que resgatou a dignidade do cidadão , pontencializou a formação do trabalhador e reafirmou na prática os princípios do SUS. Infelizmente, ainda não existe mecanismo de proteção para quem trabalha, garantido em lei. Precisamos pactuar e informar melhor a comunidade para que se torne parceiros, muito nos ajudaria. Acredito que o Markenting desse seguimento poderia ser mais educativo. Temos experiência positivas em Brasília.
Por catia martins
Olá Maura, concordo com vc que há muito no que avançar seja na discussão do imprevisto que marca o trabalho no pré-hospitalar, seja no debtae sobre a representação dos trabalhadores por categorias… Sabe, mais que uma vitória parcial, entendo que se trata de uma batalha com muitas dimensões. O grande desafio agora é fazer este e os demais protocolos sairem da gaveta. Tarefa que dependerá de muitos de nós…. de muitos nós desta e de tantas outras redes…
Vamos conversando… Catia
Por Shirley Monteiro
Cátia e Maura, só para lembrar, aqui que este ano a RHS e a PNH foram colaboradores de uma importante Tese de Doutorado que trata das multidimensionalidade dos Trabalhadores do SAMU.
Ana Rita Trajano, também Consultora da PNH enfoca em sua Tese, questões preciosas acerca da Saúde do Trabalhador do SAMU, e certamente com esta nova Política do MS, muitas Oficinas, Linhas de Cuidado, Novas tecnologias de cuidado ao trabalhador do SUS ( inclusive do SAMU) podem e devem ser construídas, divulgadas, publicadas. Quem sabe não vem por aí um Seminário sobre as experiências e novos Projetos neste tema ?
Sugiro que a leitura da Tese de Ana Rita possa trazer inspirações neste sentido, está anexada no link/ post.
Basta clicar no Link abaixo:
https://redehumanizasus.net/12844-o-trabalho-no-samu-e-a-humanizacao-do-sus-saberes-atividade-valores
Abraços,
Shirley Monteiro.
Por catia martins
Olá Mari, ótimo ter disponibilizado o Protocolo n° 8, da MNNP- SUS, aqui na RHS.
A aprovação deste protocolo representa uma VITÓRIA a tds que usam e trabalham no SUS. Ele é fruto de muita negociação e demonstra que é preciso intervir nas formas de organização do trabalho para mudarmos os modos como a atenção acontece. A humanização entrou como um dos princípios:
VI – humanização do trabalho em saúde, que pressupõe construir um tipo de interação entre os atores envolvidos na produção de saúde a partir da cogestão dos processos de trabalho, do desenvolvimento de co-responsabilidades, estabelecimento de vínculos solidários, indissociabilidade entre atenção e gestão, fortalecendo o SUS;
Além disso, de forma geral, pouco se sabe sobre este grande coletivo formado pelos trabalhadores de norte a sul do país. Já está em tempo de enfrentar esse desafio… Estou na torcida para que os Cerests, Mesa Municipais e Estaduais e demais instâncias de gestão passem a discutí-lo.
um abraço, Catia