Estudantes do Curso Médico realizam ação abordando relações entre pais e filhos adolescentes
A adolescência é uma fase marcada por contradições, confusões, ambivalência, dores internas, caracterizada por conflitos com a família e com a sociedade. Esta fase vai exigir enfrentamentos e novas posturas. Sua elaboração requer tempo para o adolescente. Ele precisará de introspecção para o enfrentamento do futuro. A partir dessas reflexões, os estudantes do Curso Médico, por meio da utilização da Metodologia Ativa da Problematização, orientados pelos Facilitadores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP), organizaram um Plano de Ação relacionado à Educação em Saúde para Pais de Adolescentes, no território ligado à Estratégia Saúde da Família (ESF), no município de Presidente Prudente, SP.
Os estudantes do Curso Médico são inseridos em sete ESFs, nos Municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, a partir de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e a Universidade do Oeste Paulista ( UNOESTE).
Planos de Ação são criados a partir das Necessidades de Saúde das comunidades ligadas às ESFs. A epidemiologia local vai guiar a construção dos Planos de Ação, orientados pelos Facilitadores do PAPP.
A construção dos Planos de Ação segue os Eixos propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso Médico em 2014: Atenção Individual, Coletiva, Processos de Trabalho em Saúde e Educação em Saúde. Um dos Planos de Ação, criado pelos estudantes, esteve relacionado ao Eixo da Educação em Saúde para pais de Adolescentes da Fundação Mirim de Presidente Prudente.
Os pais dos adolescentes foram divididos em grupos menores, de acordo com o sexo e faixa etária. Foram abordados aspectos relacionados à Política Pública da Promoção à Saúde.
Os participantes consideraram como positiva a ação de criação de ambientes saudáveis, realizada com pais de adolescentes, no território da ESF.