Aspectos relevantes para efetivação da Valorização do Trabalho e do Trabalhador

6 votos

Rápido registro dos aspectos mais relevantes para efetivação da Valorização do Trabalho e do Trabalhador (Valmery Paulino – NASF de Cajueiro-AL / Curso de Apoiadores da PNH – Alagoas Turma 1.2019)

Como sabemos, a PNH visa a valorização de todos os sujeitos envolvidos nos processos de promoção a saúde, inclusive o trabalhador, de modo que na maioria das vezes quando falamos sobre humanização, os olhos são sempre voltados ao usuário e de como é importante ser acolhido mas, nos esquecemos que o cuidar é para todos, segundo o texto do Ministério da Saúde de 2004 – Política Nacional de Humanização: Raras vezes o tra­balhador é incluído e, mesmo quando o é, fica como alguém que “também é ser humano”(!) e merece “ganhar alguma atenção dos gestores”.

No decorrer do processo e trabalho, vemos inúmeras as moléstias adquiridas ao decorrer de um histórico do profissional sobrecarregado no seu ambiente de trabalho. Vejo que é importante ressaltar aqui que o profissional absorve não intencionalmente os problemas de cada usuário de diferentes formas, seja ela corpo a corpo ou psicológicas. Segundo Mynaio Gomez C. et al (Saúde do trabalhador: aspectos históricos, avanços e desafios no Sistema Único de Saúde) No caso da vigilância da saúde mental, sua transversalidade em todos os sistemas de trabalho aponta ao desafio de se transpor a visão exclusiva sobre os riscos clássicos nos ambientes de trabalho para passar a focalizar também a organização do trabalho, afirma ainda que todas as iniciativas guardam a premissa da intersetorialidade, interdisciplinaridade e da participação dos trabalhadores em seu desenvolvimento. A corresponsabilidade deve ser reforçada a princípio para a adesão na implantação da PNH no âmbito do setor de cada trabalho de promoção de saúde. Uma forma para se ter retorno ao exercício da valorização não apenas ao acolhimento do trabalhador, mas também garantir uma ação mais efetiva, é a real capacitação dos gestores em seus respectivos cargos, para assim poderem enxergar com mais exatidão o alvo a ser alcançado. Como diz o texto da Política Nacional de Humanização;  a Humanização, como um conjunto de estratégias para alcançar a qualificação da atenção e da gestão em saúde no SUS, estabelece-se, portanto, como a construção/ativação de atitudes ético-estético-políticas em sintonia com um projeto de corresponsabilidade e qualificação dos vínculos interprofissionais e entre estes e os usuários na produção de saúde.

Então, como apoiador da PNH, sou a favor da criação de ambientes saudáveis, da qualidade e das condições de trabalho mais favoráveis e adequadas através de um protocolo de troca de informações entre todos os indivíduos, apoio essa transversalidade, essas relações interpessoais essenciais não só para a saúde do usuário, mas também do cuidado para com o trabalhador. E creio que esse é o caminho para um SUS que dá certo.

 

Obrigado!

 

FONTES:

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as Instâncias do SUS. Brasília, 2004.

Mynaio Gomez C. et al Saúde do trabalhador: aspectos históricos, avanços e desafios no Sistema Único de Saúde – ARTIGO • Ciênc. saúde colet. 23 (6) Jun 2018 • https://doi.org/10.1590/1413-81232018236.04922018.