Membros do Colegiado Gestor do HGV são empossados
O diretor-técnico do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Sebastião Martins, empossou manhã desta quarta-feira (26) os componentes do Colegiado Gestor da instituição. O evento foi realizado no auditório do hospital com a presença de representantes de setores, membros eleitos e coordenadores de clínicas.
A presidente do Comitê Estadual de Humanização, Ana Maria Eulálio, disse que o HGV dar um passo importante para a construção da democracia, “após 71 anos, é um momento histórico para a gestão”. A consultora do Ministério da Saúde, Annatália Gomes, destacou o princípio da corresponsabilidade como característica principal da gestão compartilhada.
Também esteve presente o presidente do Conselho Estadual da Saúde, Teófilo Cavalcante, que parabenizou e elogiou a iniciativa da direção do HGV. Cavalcante disse ser esse um momento de amadurecimento e construção de cidadania de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
O diretor técnico, Sebastião Martins, fez uma rápida apresentação sobre os momentos históricos que viveu o HGV, ressaltando alguns pontos fundamentais para o funcionamento de um Colegiado Gestor.
Antes dos primeiros encontros do Colegiado, será ministrado o Curso de Qualificação dos Gestores do SUS para capacitar os membros sobre a função e as atribuições do Colegiado Gestor dentro da administração hospitalar.
Por Fatima Oliveira-Hospital Getúlio Vargas-Pi
A posse do colegiado gestor do HGV foi um momento de reflexão para o Sistema Único de Saúde no Piauí. Ana Eulálio denominou isso de "amadurecimento dos trabalhadores e gestores". Segundo ela, a implantação de um colegiado gestor não significa que o gestor seja bonzinho, sensível e sim, porque os trabalhadores e gestores estão amadurecendo e enchergando que o caminho que o SUS está trilhando é esse, de uma gestão compartilhada e não centralizada. Não podemos ir contra os acontecimentos, os fatos, a história……temos que ir avançando, dialogando, crescendo juntos…..