Transplante de sobrancelhas recupera perda parcial ou total de fios da região
Além de contribuir para a harmonização do rosto, as sobrancelhas ainda ajudam na forma de se expressar
Segundo um estudo realizado pela Universidade de York, no Reino Unido, que contou com a participação de Ricardo Miguel Godinho, investigador do Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano da Universidade do Algarve, as sobrancelhas têm, basicamente, um papel social.
Ricardo explica que, nos nossos antepassados, “a forma da arcada supraciliar” mais proeminente seria usada para demonstrar “sinais de dominância”, o que era fundamental nas sociedades mais primitivas. Com a evolução, as sobrancelhas se tornaram destaques para refinar a comunicação não verbal entre as pessoas. Por isso, elas são fundamentais não somente para a nossa beleza, mas para ajudar em nossas expressões faciais e para contribuir com a maneira como nos comunicamos.
Você sabia que é possível realizar o transplante de sobrancelha, a fim de tê-las mais delineadas e marcantes? Ele é indicado para pacientes que apresentam perda parcial ou total da mesma, mas também para aqueles que desejam melhorar seu aspecto e abandonar de vez a maquiagem corretora.
De acordo com Arthur Barros, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, do American Society of Plastic Surgery, International Society for Hair Restoration Surgery , Associação Brasileira de Restauração Capilar e da International Society of Plastic Surgery, o procedimento pode ser utilizado para preenchimento de falhas, aumento de volume e maior definição do rosto, auxiliando na harmonização facial.
Para realizar o transplante de sobrancelhas, é feita a retirada de fios de cabelo ou unidades foliculares, preferencialmente, da nuca do próprio paciente. Estes, por sua vez, são colocados fio a fio, na área com perda, direcionando-os a simular o desenho da sobrancelha que condiz com o do rosto do transplantado. “Após o transplante, o paciente pode retomar as atividades diárias em 2 ou 3 dias, isso porque, após a cirurgia, é comum surgir algum inchaço ao redor dos olhos que pode ser melhorado com a colocação de compressas”, explica o cirurgião plástico.
Arthur, salienta, ainda, que é normal haver uma queda inicial nos primeiros 15 dias após a realização do transplante, ficando apenas a raiz dos fios ou unidades foliculares. Os efeitos iniciais podem ser notados após 3 meses, quando eles começam a crescer e tomar forma. O resultado final é observado de 6 a 9 meses, quando já houve um crescimento maior dos fios.
Em casos nos quais o paciente ainda tem fios finos preservados nas sobrancelhas, é possível fazer tratamentos para aumentar o crescimento e engrossá-los através de medicamentos orais e locais. “Além disso, podemos utilizar aplicações de MMP (microinfusão de medicamentos pela pele). Agora, se não há resquícios de fios preservados o mais indicado é o transplante mesmo”, finaliza o especialista.