O Hospital do Coração em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas – SESAU proporcionou a grupos de profissionais da saúde treinamentos para o enfrentamento do Covid-19, tornando-os assim, agentes multiplicadores de conhecimento. O treinamento aconteceu no Hospital do Coração situado na cidade de Maceió.
Tendo em vista o elevado índice de contaminação dos profissionais de saúde no ambiente de trabalho na atualidade e fomentando a prevenção dessas ocorrências, foi iniciado entre os profissionais do Hemocentro de Alagoas, com o apoio da Gerência da Hemorrede e suporte da Assessoria da Gestão de Pessoas, um programa de capacitação, sendo esta realizada no Auditório da Instituição em vários momentos do corrente mês. Nessas capacitações foi reforçada a necessidade do uso correto dos EPIS. Para isso, foram dadas orientações teóricas seguidas de simulações de paramentação e desparamentação, além de instruções de como realizar o descarte de maneira adequada do material contaminado, reduzindo assim, o risco de contaminação dos profissionais que estão na linha de frente dos serviços.
Foi enfatizada a importância de uma padronização nas informações e nas orientações dadas aos pacientes e acompanhantes no que diz respeito à pandemia, subtraindo as notícias de procedência duvidosa, priorizando, as de cunho científico e, sobretudo, repassadas numa linguagem acessível.
Pensando na Saúde e no bem-estar dos colaboradores, como também representando uma forma de favorecer a valorização destes, outro ponto de relevância abordado foi a necessidade de uma atenção especial à saúde mental dos trabalhadores, que precisa estar em equilíbrio para enfrentamento do atual cenário.
“A persistência e a luta diária no trabalho são o caminho certo para a vitória, para o sucesso individual e coletivo. Na capacidade de superação de cada indivíduo está o segredo para o triunfo do conjunto no local de trabalho.” (Autor desconhecido)
Por Emilia Alves de Sousa
Muito importante esse cuidado com a saúde e bem-estar dos trabalhadores.
Parabéns ao coletivo de saúde do Hospital do Coração e da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas – SESAU!
Emília