MORTALIDADE INFANTIL: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA REGIÃO DO MÉDIO VALE DO ITAJAÍ
Compartilhamos com vocês o trabalho de conclusão de curso de enfermagem de Simone Isabel Steffens da Silva, Ana Carolina França de Moraes, sob a orientação da professora Nadia Lisieski na UNIASSELVI, Blumenau – SC.
Este trabalho foi recentemente publicado na Revista Científica de enfermagem e pode ser acessado e baixado neste link.
O artigo trata de um estudo, realizado pelas então estudantes de enfermagem, orientados pelo professora Nadia, como diz o o próprio titula da publicação: sobre a mortalidade infantil na região do Médio Vale do Itajaí.
Resumo: A mortalidade infantil é um indicador que estima a proporção de óbitos em crianças com menos de um ano, ocorridos em determinado período e lugar. O artigo tem como objetivo identificar o perfil epidemiológico da mortalidade infantil da Região do Médio Vale do Itajaí (RMVI) no período entre 2014 e julho de 2019. O estudo trata-se de uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo exploratório, no qual foram pesquisados dados de acesso público, disponíveis no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC). Os resultados foram aplicados em tabelas e gráficos e analisados com embasamento bibliográfico. Conhecer o perfil epidemiológico permite aos profissionais de saúde e gestores identificar a população de maior vulnerabilidade e implementar medidas de prevenção e proteção à saúde, com vistas à redução da mortalidade infantil.
Foram encontrados resultados que desencadearam uma importante discussão na região :
Veja os demais resultados e análise no artigo.
Descritores: Mortalidade Infantil, Perfil de Saúde, Mortalidade.