VAMOS FALAR DE ESPAÇO FÍSICO TERAPÊUTICO?

14 votos

Vocês sabiam que os Espaços Físicos são pontos fundamentais para o desenvolvimento emocional e intelectual dos sujeitos que compõe o ambiente terapêutico, incluído as Salas de Espera? Pois saibam que essas adaptações são de extrema importância por ser o primeiro espaço que recebe esse usuário em situação de Deficiência, Transtorno mental e Altas Habilidades. Repensar essas estratégias é promover Saúde além de Humanizar os atendimentos.
De acordo com a Lei 10.098/2000 em seu art. 2° VIII onde reforça a importância de produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Além dos espaços físicos proporcionarem SEGURANÇA e PROTEÇÃO eles também preparam esse usuário para as sessões terapêuticas, afim de reduzir o stress muitas vezes do deslocamento, como por exemplo a imagem acima, onde temos um usuário do sistema público com autismo que reside no interior de Alagoas e faz uso de transporte publico deitado no chão em pleno a pandemia de COVID-19, mais do que insalubre muitas vezes esses espaços são quentes, desconfortáveis e desorganizador.

Compreender que esses momentos são produtores de ANSIEDADE e ANGÚSTIA é importante para buscarmos alternativas simples e acessível a todos. Temos como exemplo a imagem do post acima uma criança com autismo em uma Instituição particular, onde o simples fato de ter brinquedos estimulando o imaginário e a ludicidade do ambiente por ser infantil proporcionou possibilidades reais para realizar as atividades terapêuticas, além de manter um clima agradável que impulsiona o crescimento.

📍LEMBRANDO A TODOS QUE É IMPORTANTE PREPARAR O USUÁRIO, CLIENTE OU PACIENTE PARA MUDANÇAS QUE POSSAM ACONTECER NESSE PROCESSO TERAPÊUTICO, SEMPRE ANTECIPANDO AFIM DE EVITAR CRISES OU QUALQUER OUTRA BARREIRA QUE LIMITE OU IMPOSSIBILITE ESSE INDIVÍDUO DE PARTICIPAR PLENAMENTE DO SEU PROCESSO DE SAÚDE.