Relato de experiência na disciplina de Humanização e Formação em Saúde.
Em agosto iniciei como aluna especial no Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde cursando apenas a disciplina de Humanização e Formação em Saúde, no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas – FAMED/UFAL, ministrada pelo professor Dr. Ségio Aragaki.
Devido ao momento de distanciamento social provocado pela pandemia, a disciplina foi misnitrada através do ambiente virtual de aprendizagem AVA da UFAL e por uma plataforma online de ensino. Onde exercitamos a coprodução da disciplina, pactuando do que e como fariamos, nos dando protagonismo e autonomia.
A abordagem dos conteúdos tida pelo
professor Ségio foi excepcional, de forma leve e sultil. Os procedimentos metodológicos foram norteados pela Política Nacional de Humanização (PNH), baseando-se no aumento da comunicação, abordando os relatos de experiências, e explanando temáticas relacionados SUS como: o acolhimento, a clinica ampliada; a gestão e cogestão, o Projeto Terapêutico Singular (PTS); e as prática profissional na saúde.
Concluo esta disciplina com outro olhar sobre o SUS e a humanização em saúde.
Por Mauricia Oliveira
Muito grata por ter sua experiência compartilhada e feliz por ter feito parte.🤗🤗