Arlyson Diogo Souto Bezerra
Gabriel Alves Oliveira
João Victor Omena Cardoso
O grupo referido ficou responsável por acompanhar a dinâmica do CAPS SADI durante 4 semanas, em chã de Bebedouro, Maceió – AL. Nesse sentido, foi possível observar e participar das mais diversas atividades que la constavam, tais como: triagem, oficina de autoconhecimento, atividades de dobradura, dinâmica com obstáculos, oficina de autoestima, oficina de autocuidado. A partir disso, o ponto chave de nossa presença lá foi a compressão efetiva de como se a dinâmica nesse serviço, tanto no sentido assistencial como no relacional, o que se mostrou de suma importância, haja vista que a ausência de mecanismos como esse levam os usuários ao estado de ostracismo social, condenando-os à marginalização fruto de uma incompreensão do meio social. Todavia, com esse corpo assistencial é possível acolher e inserir socialmente o usuário. Além disso, através das práticas e visitas é possível dar suporte enxergando além das suas “patologias”, o que coopera para dar um passo além da mera medicalização.
No entanto, se foi consenso do grupo a percepção inequívoca do grupo sobre a importância do CAPS, também foi consenso o questionamento sobre a nossa presença no serviço. Tal pontuação é fruto do seguinte entendimento: como nosso presença coopera para nossa formação. Nos referimos assim, tendo por base que nossa presença no serviço é de caráter observacional, não trazendo repercussões práticas efetivas para a formação acadêmica de estudantes de medicina. Tal questionamento deve ser feito para que em outras turmas haja, de fato, uma comunicação maior entre o papel observacional e aquilo que faremos como futuros médicos, esse ajuste fino pode transformar esse ambiente em um local enriquecedor, mas até o momento consta apenas como um parêntese na formação.
Por patrinutri
Boa tarde Gabriel! Estamos muito felizes com sua postagem na Rede Humanziasus! Para que tenha mais destaque entre os muitos posts publicados seria muito legal se você colocasse uma imagem no post que comporá a chamada do mesmo. Pra inserir imagem basta editar seu post e buscar uma imagem no seu computador ou da internet incluindo a partir do link adicionar midia. A imagem deve ser de preferência em jpg e não poderá ultrapassar 1 mega de tamanho. Se ainda tiver alguma dificuldade busque o link ajuda no rodapé da página.
AbraSUS! Patrícia Editora da Rede Humanizasus