ACADÊMICAS DE MEDICINA ORIENTAM USUÁRIOS DO SUS SOBRE MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA A DENGUE

10 votos

A dengue é uma doença viral e de evolução benigna na forma clássica, e grave quando se apresenta hemorrágica. É um sério problema de saúde pública no mundo, uma arbovirose que afeta o homem, especialmente em países tropicais, onde as condições ambientais favorecem o desenvolvimento e proliferação do Aedes aegypti (vetor). Possui quatro sorotipos em geral, denominados DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. As manifestações mais comuns são febre alta,mialgia, cefaléia, artralgia, prostração, dor retroorbital, náuseas, vômitos, exantema e prurido cutâneo, dependendo do tipo tem-se uma evoluçãopara quadros de hemorragia e choque, podendo levar a óbito. Não há tratamento específico, a medicação é apenas com analgésicos e antitérmicos (dipirona). O paciente deve ser orientado a iniciar hidratação oral e permanecer em repouso. Diante disto, os estudantes de medicina realizaram uma roda de conversa com os pacientes presentes na Unidade de Saúde, alertando-os sobre medidas de proteção à saúde.

O objetivo foi orientar os pacientes com medidas preventivas e promoção da saúde em relação à dengue e seus cuidados.

Estudantes de medicina da faculdade Unoeste de Presidente Prudente reuniram-se na estratégia da família (ESF) do Parque Primavera, em Presidente Prudente, com em torno de 6 pacientes para a espera do atendimento médico, e debateram sobre a doença da dengue reforçando à população da importância dos cuidados na prevenção desta enfermidade, bem como seu tratamento, sintomas e seus subtipos, visto que os casos vêm aumentando em 2022.
Dessa forma, percebe- se que com os casos da COVID-19, a dengue foi deixada de lado, gerando a volta dos casos. Com a visita na ESF, foi possível relembrar uma pequena parte da população, sobre suas medidas de prevenção, para que possa ser evitado o aumento desse número.

Referências:

BARRETO, M. L.; TEIXEIRA, M. G. Dengue no Brasil: situação epidemiológica e contribuições para uma agenda de pesquisa. Estudos Avançados, v. 22, n. 64, p. 53–72, dez. 2008.

‌VIANA, D. V.; IGNOTTI, E. A ocorrência da dengue e variações meteorológicas no Brasil: revisão sistemática. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 16, n. 2, p. 240–256, jun. 2013.