VideoSaúde: No mês de aniversário, programação no Canal Saúde exibe títulos do selo Fiocruz Vídeo
por VideoSaúde Divulgadora (Divulgação)
O selo Fiocruz Vídeo possui diversos documentários e animações com diferentes temas, com a finalidade de difundir e fomentar audiovisuais em saúde, além de popularizar e democratizar o acesso à informação em saúde pública. Em 20 de maio a VideoSaúde completa 35 anos de atuação e para celebrar apresenta animações e produções da exitosa iniciativa do selo Fiocruz Vídeo para levar à reflexão e mostrar diversos panoramas do Brasil.
A primeira semana do mês começa com as animações de “Todos juntos contra as doenças negligenciadas”, de uma forma lúdica e bem colorida, por meio de cordéis, explica doenças como: malária, calazar, esquistossomose, filariose, Chagas e dengue. Ao longo do mês , serão exibidos os documentários: “Evitável”, com depoimentos emocionantes sobre a perda de entes queridos em decorrência à morte materna; “Meia Lua Falciforme”, trazendo o conhecimento do que é a anemia falciforme e abordando o racismo que impede um melhor tratamento; “Homens invisíveis”, um olhar sobre a situação da população de trans masculinos nas prisões e “Territórios marginais”, que acompanha, com o auxílio de vídeo-cartas, pessoas em situação de rua fabulando suas vidas e se reinventando diante da câmera.
O Programa VideoSaúde Especial exibirá o longa-metragem “O índio cor de rosa contra a fera invisível: a peleja de Noel Nutels”, uma obra com imagens inéditas do acervo do sanitarista Noel Nutels, médico que percorreu o país cuidando de indígenas, ribeirinhos e sertanejos.
Os vídeos também podem ser assistidos aqui: https://videosaude.icict.fiocruz.br/
O Programa VideoSaúde vai ao ar às segundas-feiras, às 22h30, no Canal Saúde. Confira a programação aqui
Por ali jen
yes, i agree. “Todos juntos contra as doenças negligenciadas” color blind test