Semana da Luta Antimanicomial em São Carlos SP

9 votos

Dia 18 de maio é o dia nacional da Luta Antimanicomial, uma data importante para reafirmar a importância da Reforma Psiquiátrica e a defesa de um modelo de atenção em Saúde Mental comunitário, público e de qualidade, comprometido com os direitos humanos e com práticas humanizadas de cuidado.

Como o próprio nome diz, trata-se de um dia de luta, por compreendermos que esse modelo é uma conquista a ser permanentemente buscada, construída e reinventada. Nos últimos anos, as políticas nacionais de saúde mental, assim como o SUS e as Universidades de forma geral sofreram retrocessos importantes, rearticulando usuários, movimentos sociais gestores e profissionais da saúde e da educação, entre outros setores em novos processos de luta para reafirmação dos princípios de práticas antimanicomiais.

Desde o início da Reforma Psiquiatra, assim como o SUS, as universidades brasileiras têm cumprido um papel importante na formulação de políticas e tecnologias de cuidado, na formação de profissionais e na produção de conhecimento comprometidos com a atenção psicossocial e com o fortalecimento das Redes públicas de Atenção em Saúde.

Este ano, além de dar visibilidade à pauta da saúde mental no SUS e na sociedade, gostaríamos de pensar o papel das universidades no fortalecimento de práticas produtoras de saúde mental, assim como abrir espaço para autocrítica e reconhecimento dos processos universitários geradores de sofrimento psíquico e reprodução de modos de subjetivação produtores de transtornos mentais.

Por isso, A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade de São Paulo (USP), se articularam à programação oficial da Semana da Luta Antimanicomial da Rede de Atenção Psicossocial do município de São Carlos (SUS)  para fortalecer os princípios da Atenção Psicossocial, da Reforma Psiquiátrica e o papel das universidades nesta luta e neste cuidado.

 

PROGRAMAÇÃO:

15/05/2023

10h – Mesa de Abertura no Paço Municipal

Com autoridades locais e Conselho Municipal de Saúde

  • 14h – Mesa redonda: “Reforma Psiquiátrica: desafios atuais para o SUS e para as Universidades”.

Prof. Dr. Silvio Yasui (UNESP)

Carmem Pereira (SMS-São Carlos – Chefe da Seção de Saúde Mental de São Carlos)

Sabrina Ferigato (Coordenadoria de Articulação em Saúde Mental/UFSCar.

Local: Auditório Bento Prado Jr. – UFSCar

transmissão ao vivo e tradução em libras: https://www.youtube.com/watch?v=WXDT3Srqjd4

 

16h Cine Debate na UFSCar – “O Bicho de 7 cabeças”

Local: Bento Prado Jr.

Coordenação: Prof. Leandro Saraiva (DAC UFSCar)

 

17/05 – 14h – Palestra “Prazer e sofrimento na universidade”.

Prof. Dr. Ronaldo Gomes Souza.

Local: Anfiteatro do IFSC (USP)

– Comissões de Inclusão e Pertencimento do campus da USP

 

18/05 – DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL

  • 09h – Evento na Praça do Mercado– Por uma sociedade sem manicômios!
    10h Bateria da UFSCar na Praça: Batucadas por mais saúde mental!
  • 12h30 – Oficina sobre ansiedade. Local: Centro Acadêmico da USP. Realização: Apoia USP/GAPSi
  • 14h – Roda de conversa  “O papel das universidades na construção da saúde mental universitária e no fortalecimento da RAPS”. Local: Auditório Bento Prado Jr/ UFSCar. Palestrantes: Djalma Ribeiro Jr (ProACE/UFSCar), Laysla Demonari Gomes (APG/UFSCar), Marc Tristão e Tristão (DEC/UFScar), Ricardo Oliveira (Deace Araras/UFSCar), Emanuela Pap da Silva (GAPsi/ ApoiaUSP), Simone do Rocio Senger (GAPsi/USP) , Tais Bleicher (Dpsi/UFScar), Carmem Pereira (SMS de São Carlos) e Sabrina Ferigato(CASM/UFSCar)·         Com transmissão pelo canal oficial da UFSCar e tradução em libras: https://www.youtube.com/watch?v=OrPBOgcBhIY
  • 16:30h Cine Debate na UFSCar. Filme “Estamira”. Local: Bento Prado Jr/UFSCarOrganização: Centro acadêmico de Terapia Ocupacional/ CATO
  • 17h30 – Oficina sobre Redução de Danos. Local: Palquinho da USP. Coletivo Livre de redução de Danos(Apoia USP/GAPSi)

19/05 –

  • 14h – Roda de conversa: Conhecendo a rede de atenção psicossocial de São CarlosLocal: Salão Cultural do Centro Acadêmico da USPConvidada: Priscila Cugler. psicóloga CAPs AD(Apoia USP/GAPSi).

POR UMA SOCIEDADE LIVRE DE MANICÔMIOS! POR UM SUS E UMA UNIVERSIDADE COMPROMETIDOS COM A PRODUÇÃO DE SAÚDE MENTAL!