Profissionais da educação infantil participam do 1° Curso de Primeiros Socorros no Abelardo Santos
Com foco na identificação e na prevenção de situações de riscos às crianças, o Governo do Pará, através do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, abriu as portas da unidade para treinar profissionais de instituições educacionais e recreativas sobre noções de primeiros socorros. O curso iniciou na segunda-feira (26) e encerrou nesta terça-feira (27).
A programação, desenvolvida pelos setores de Humanização e o Núcleo de Ensino Assistencial (NEAS) do HRAS, contou com quatro horas de capacitação, envolvendo aulas teóricas e práticas, ministradas por profissionais de diversas especialidades da unidade como: terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogos, nutricionista, farmacêutica e bombeiro civil.
A unidade de saúde tem como objetivo contribuir com as instituições da região para pôr em prática a Lei Lucas. “O Curso de Primeiros Socorros em Crianças do Abelardo Santos capacita professores, cuidador infantil e funcionários de ensino e recreação infantil a terem noções básicas de socorros, sendo capazes de identificar, agir preventivamente e atender a vítima em situação de urgências. Esse é mais um trabalho do HRAS em servir a comunidade ao seu redor”, explicou Renata Oliveira, diretora assistencial da unidade.
“Essa troca de conhecimento e vivências que tivemos aqui é essencial para ampliar os nossos conhecimentos e atender melhor as nossas crianças. Seremos multiplicadores de todas essas informações e das medidas preventivas na escola”, afirmou satisfeita com todas as orientações recebidas, a gestora escolar Betânia Viana, da Escola Municipal de Educação Infantil Luzmarina de Melo Muniz, em Icoaraci.
Por Maria Alice Alves
Parabéns, é uma excelente iniciativa que faz total diferença em situações de acidentes, outros estados devem replicar a ideia.