Hospital Abelardo Santos supera 1 milhão de atendimentos e reforça papel estratégico na saúde
Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, superou a marca de 1 milhão de serviços prestados à população paraense. O resultado, alcançado em 2024 e repetido em 2025, reflete o empenho de centenas de profissionais e, principalmente, os investimentos do Governo do Pará, que desde 2019 fortalece a rede hospitalar em todo o Estado.
Entre os atendimentos, histórias de cuidado e acolhimento se destacam. A autônoma Luziane Coelho, 31 anos, por exemplo, escolheu o HRAS para o nascimento da primeira filha, Ana Beatriz. “É muito gratificante passar por esse período desafiador da nossa vida e ser bem cuidada por essa equipe maravilhosa. Certamente carregarei cada momento que vivi aqui para sempre”, afirmou.
Quem também utiliza os serviços do Hospital Abelardo Santos é a autônoma Hellen Sarah, 52 anos, que realiza seus exames de rotina na unidade. “Todo ano procuro o Abelardo Santos para fazer meus exames, principalmente por conta da idade que tenho. Não tenho o que reclamar, pois, além de mim, pessoas da minha família usam o hospital e sempre fomos bem atendidos por todos os profissionais”.
O diretor-geral do HRAS, Flávio Tavares, destacou que os resultados alcançados só são possíveis graças à tecnologia de ponta, à qualificação profissional e à sensibilidade no atendimento. “Cada assistência prestada representa uma história que passa por nossas mãos. Alcançar esse volume reforça nosso compromisso com um cuidado humanizado, eficiente e centrado nessas pessoas”, afirmou.
Um levantamento inédito colocou o Hospital Abelardo Santos na lista dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil. Essa pesquisa é do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) junto a com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), Conselhos Nacionais dos Secretários de Saúde (Conass) e Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Instituto Ética Saúde.
