No Pará, método Canguru fortalece vínculo entre famílias e bebês na UTI Neonatal do HGT
A humanização do cuidado neonatal ganhou um novo reforço no Hospital Geral de Tailândia (HGT) com a implantação do Método Canguru na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. A prática passou a ser adotada em fevereiro deste ano e já vem fortalecendo o vínculo entre os recém-nascidos internados e suas famílias, além de contribuir para a recuperação clínica dos bebês prematuros e de baixo peso.
O Método Canguru é uma política nacional de atenção humanizada ao recém-nascido, recomendada pelo Ministério da Saúde (MS). A estratégia consiste no contato pele a pele entre o bebê e os pais, principalmente a mãe, promovendo acolhimento, estabilidade térmica, estímulo à amamentação e fortalecimento do vínculo familiar. A prática também auxilia na redução do estresse do recém-nascido, favorece o desenvolvimento neurológico e contribui para uma recuperação mais segura durante o período de internação.
Aprovação – Em meio à rotina da UTI Neonatal, a usuária Evelyn Dias encontrou no Método Canguru um momento de proximidade e acolhimento durante a internação do filho, Heitor. Natural de Cametá, ela relata que o contato pele a pele fortaleceu o vínculo entre mãe e bebê e trouxe mais tranquilidade durante o período de tratamento.
“Foi uma experiência muito boa, porque como eles são prematuros, assim que nascem a gente não pode segurar, não pode amamentar. Então, quando eu pude pegar ele no colo e sentir o calor do meu filho, foi um sentimento muito bom pra mim. Lá eu conseguia ficar poucos minutos com ele, mas aqui eu posso passar uma hora com ele no meu colo, pele a pele. Isso significa muito pra mim, muito mesmo. Mesmo que eu não possa ficar o tempo todo, esse momento faz eu me sentir mais perto dele”, relatou a mãe.
