Abertura da Mostra HumanizaSUS em Fortaleza: Quando a Poesia Encontrou a Ciranda!
E tudo foi uma festa, uma festa do SUS e da humanização. Teve um pouquinho de tudo, até palhaçada de gente bonita que ajuda a curar com o riso!
Mas também teve poesia, teve canção raiada pela voz de Ray Lima
E teve uma ciranda que desafiou espaços, atravessou fronteiras e ainda mais atrevida, conseguiu girar no auditório com cadeiras fixas! E nela todo mundo tomou parte, os trabalhadores, as autoridades, a imprensa…a ciranda é uma expressão viva de democracia, onde o poder de encantar emana do povo e é por ele mesmo exercido. E mesmo que você nao saiba girar, quem está ao seu lado te leva com a leveza de um beija flor espreitando o orvalho da manhã!
Todo mundo deixou o seu recado, o representante da PNH falou do SUS como uma utopia que vai se tornando realidade e da humanização como uma das ferramentas dessa construção. Os secretários trataram de contar a história do SUS e de avisar que também eles e os trabalhadores está fazendo história agora mesmo. E o Reitor deu as boas vindas dizendo que é papel da Universidade formar para humanizar.
E no final de tudo restou então começar uma Mostra que, como a gente diz aqui no Ceará, veio "pra se amostrar"! E o povo vai se encantando com esse tal de SUS que a "mulé" do cordel ensina que também é da gente. Procura resposta no computador e tenta se comunicar com todo mundo que tá pensando todas essas coisas. Olha o tunel do tempo que conta história e faz todo mundo imaginar que tem luz lá no final!
E agora, já que a vida é também poesia e encantamento, deixo um poema feito pelo companheiro Duda Quadros, grande Comunicador e Educador Popular, um pernambucano que aportou no Ceará e que sempre me ensina um pouco a cada dia das coisas desse maravilhoso Nordeste:
GENTE CUIDANDO DE GENTE
POR UMA CULTURA DE PAZ
Pro SUS crescer e melhorar
Alcançar a todo cidadão
É preciso a HUMANIZAÇÃO
Na SAÚDE a gente implantar
Com PARTICIPAÇÃO POPULAR
E uma CO-GESTÃO eficaz
É assim que o processo se faz
Com EDUCAÇÃO PERMANENTE
GENTE CUIDANDO DE GENTE
POR UMA CULTURA DE PAZ
(Duda Quadros)
Por Duda Quadros
Desde sua abertura a Mostra Interativa HUMANIZASUS: O SUS QUE DÁ CERTO! Fomos jogados em vários universos e perspectivas sobre tantos processos iniciados, em contrução, em consolidação. Fortaleza é uma realidade de como um Sistema Municipal de Saúde que tem como eixo estruturante a Política de Humanização, pode referenciar novas práticas, novas atitudes, novos conceitos. Vivemos as durezas do que está institucionalizado, embrutecido com a leveza do novo, enfrentando os medos e o peso da responsabilidade das mudanças em nossas formas de atuar, trabalhar e conviver.
Duda QuadrosÉ, sem dúvida, um bom combate e temos ao nosso lado grandes figuras e muita gente engajada, militante e com força para vencer no novo, que na saúde nunca deixará de se resignificar.