Abertura da Mostra HumanizaSUS em Fortaleza: Quando a Poesia Encontrou a Ciranda!

14 votos

E tudo foi uma festa, uma festa do SUS e da humanização. Teve um pouquinho de tudo, até palhaçada de gente bonita que ajuda a curar com o riso!

Mas também teve poesia, teve  canção raiada pela voz de Ray Lima

E teve uma ciranda que desafiou espaços, atravessou fronteiras e ainda mais atrevida, conseguiu girar no auditório com cadeiras fixas! E nela todo mundo tomou parte, os trabalhadores, as autoridades, a imprensa…a ciranda é uma expressão viva de democracia, onde o poder de encantar emana do povo e é por ele mesmo exercido. E mesmo que você nao saiba girar, quem está ao seu lado te leva com a leveza de um beija flor espreitando o orvalho da manhã!

Todo mundo deixou o seu recado, o representante da PNH falou do SUS como uma utopia que vai se tornando realidade e da humanização como uma das ferramentas dessa construção. Os secretários trataram de contar a história do SUS e de avisar que também eles e os trabalhadores está fazendo história agora mesmo. E o Reitor deu as boas vindas dizendo que é papel da Universidade formar para humanizar.

E no final de tudo restou então começar uma Mostra que, como a gente diz aqui no Ceará, veio "pra se amostrar"! E o povo vai se encantando com esse tal de SUS que a "mulé" do cordel ensina que também é da gente. Procura resposta no computador e tenta se comunicar com todo mundo que tá pensando todas essas coisas. Olha o tunel do tempo que conta história e faz todo mundo imaginar que tem luz lá no final!

E agora, já que a vida é também poesia e encantamento, deixo um poema feito pelo companheiro Duda Quadros, grande Comunicador e Educador Popular, um pernambucano que aportou no Ceará e que sempre me ensina um pouco a cada dia das coisas desse maravilhoso Nordeste:

GENTE CUIDANDO DE GENTE
POR UMA CULTURA DE PAZ
 
Pro SUS crescer e melhorar
Alcançar a todo cidadão
É preciso a HUMANIZAÇÃO
Na SAÚDE a gente implantar
Com PARTICIPAÇÃO POPULAR
E uma CO-GESTÃO eficaz
É assim que o processo se faz
Com EDUCAÇÃO PERMANENTE
GENTE CUIDANDO DE GENTE
POR UMA CULTURA DE PAZ
 
(Duda Quadros)