Sou Assistente Social, especialista em Psicologia Social e estou como Tutora do Curso à Distância: Humanização Aplicada ao SUS/Política Nacional de Humanização, do qual sempre acreditei que poderia dar certo. Sendo esta experiência no ensino à distância do HU/UFGD de fato inovadora, resultando em troca de conhecimento, experiência e ampliação dos modos de comunicação. Um grande abraço a todos e todas!
Tags
formação à distância5 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por Amandaxuca
Oi Cláudia, agradecida pela acolhida vamos precisar simmm de auxílio, um grande abraço.
Amanda
Supoe-se que esta experiência se fez ensinar que humanizar é uma forma mais calorosa de tratamento em relação ao próximo, no sentido de bem estar físico e psicológico, demandando uma atenção e preocupação com o outro, ou seja, um atendimento com maior qualidade e respeito.
Lembra-se que esse processo especial de acolhimento, deve ser direcionado não somente para o paciente/ cliente, mas também para profissionais e colaboradores dessa área.
Importante ressaltar que para chegar em um objetivo concreto, é necessário a participação de uma equipe transdisciplinar e multiprofissional, neste caso, cada profissional mantém a responsabilidade de colaborar com um parecer e, ou diagnosticar o caso em estudo, para assim todos os envolvidos acordar para uma conduta terapêutica, mais adequado para cada caso e ou paciente.
Aqui, conta-se inclusive com a “Cogestão”, que diz de uma participação de todos os integrados no assunto, como por exemplo: gestores, usuários, trabalhadores e os níveis de poder administradores do SUS.
Segundo o que vimos até então, entende-se que esta forma de trabalho assiste não somente o usuário, mas também os profissionais atuantes, neste sentido, a saúde mental e física de cada trabalhador, valoriza e qualifica o acolhimento do funcionário para com o sujeito atendido.
Portanto podemos concluir que este estudo, sugeriu grande influencia para nossa vida pessoal e profissional, resignificando o olhar para nosso interior, para assim, poder olhar para o outro de uma forma mais humana e acolhedora valorizando mais a vida e o sentido da mesma.
Por mirna
Entendemos que este curso enfatiza que humanizar é, a forma mais acolhedora de se tratar o usuário deste convenio, levando em consideração o físico e mental de todos os envolvidos no processo de atenção no processo saúde-doença tanto do profissional de saúde quanto dos pacientes.
Neste caso, deve-se levar em conta o amparo por parte das equipes de trabalho envolvidas, ou seja, cabe a cada profissional contribuir com o diagnóstico sobre o caso em questão de forma a discutir a intervenção mais adequada ao paciente.
Dando seguimento a este estudo, supõe-se que a gestão participativa vem para integrar todos os níveis, sendo eles: usuários, poder administrativos e gestores e colaboradores ressaltando a atenção de cada área especifica no problema do paciente.
Este ângulo de participação aponta um trabalho não somente direcionado ao usuário, como também trabalhadores atuantes desta área, ou seja, a saúde fisica e psicológica de cada profissional estimando um atendimento mais humanizado, direcionado aos pacientes e pessoas envolvidas no processo saúde-doença.
Por Angela Rios
Como parte da equipe de facilitadores desse curso, estou muito feliz em ver os resultados que conseguimos alcançar nesta formação. Sabemos que a formação de PNH em EAD é uma iniciativa inovadora. Vamos escrever mais sobre essa experiência, e trazer o conhecimento adquirido para a "vida real". Parabéns a todos!
Por Cláudia Matthes
seja bem vinda a RHS, estaremos por aqui para auxiliar no que for preciso.
Já aparecem comentários a respeito do curso por aqui, grande abraço com afeto
Cláudia Peju@coletivo de editores da RHS