HumanizaSUS na Rádio Saúde

12 votos

 

O curso de especialização em humanização da atenção e gestão do SUS rendeu uma notícia na Rádio Saúde. O coordenador da PNH, Dário Pasche, foi a fonte da matéria, que segue abaixo. O  áudio está disponível neste link. Confira!

02/06/2009
RIO GRANDE DO SUL (RS): Oitenta municípios vão poder contar com equipes de saúde melhor preparadas
 

Tempo do áudio – 1min37

LOC/REPÓRTER: A partir desta semana, oitenta municípios do Rio Grande do Sul vão poder contar com equipes de saúde melhor preparadas para tratar pacientes e prevenir doenças. Ao todo cem profissionais de diversas áreas da saúde receberam um curso de capacitação em atendimento humanizado. O curso oferecido pelo Ministério da Saúde ensinou, na prática, métodos para que essas equipes realizem atenção básica junto à população para prevenir as doenças mais comuns. A pós-graduação em humanização da atenção e gestão do Sistema Único de Saúde atendeu as áreas de psicologia, enfermagem, terapias ocupacionais, medicina e assistência social. O coordenador de Política Nacional de Humanização, Dário Pasche, explica que objetivo é fazer com que todas as áreas da saúde trabalhem mais em conjunto. 

TEC/SONORA: coordenador de Política Nacional de Humanização – Dário Pasche

"O que nós estamos formando é uma figura que tem uma função de apoio. Esses apoiadores são responsáveis pela introdução da política de humanização em mais de cem serviços, no Rio Grande do Sul no caso, e estão construindo entre eles uma rede de cooperação, uma rede de troca entre esses serviços porque essa pessoa tem, também, a função de multiplicador." 

LOC/REPÓRTER: O coordenador de Política Nacional de Humanização afirmou que o Rio Grande do Sul recebeu o último curso de especialização deste ano, oferecido pelo Ministério da Saúde. A proposta, agora, é levar o curso de pós-graduação para outras regiões do País.     

Reportagem, Janary Damacena

Outras informações do curso de especialização estão em outro post da rede, acessível aqui.