A LOCOMOTIVA DO SUS HÁ 25 ANOS SEGUE CARREGANDO GENTE, SONHOS E TRANSFORMAÇÕES
Os 25 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) foram comemorados em Manaus com evento público realizado no centro de Manaus pelo Conselho Municipal de Saúde e contou com a participação do Conselho Estadual de Saúde, servidores, gestores , movimentos sociais e população.
O Grupo de Educação Popular em Saúde da Semsa Manaus fez intervenção cultural cenopoética que embalou a “Locomotiva do SUS”.
O grupo, formado por profissionais e trabalhadores da saúde, das mais diferentes áreas: enfermagem, fisioterapia, serviço social, comunicação social, pedagogia, psicologia, agentes comunitários, dentre outros, atua na perspectiva da Educação Popular em Saúde que é centrada no diálogo, na valorização dos diferentes saberes, na construção compartilhada do conhecimento, na problematização.
Uma das ferramentas da Educação Popular é a utilização da arte e da cultura para falar de saúde. A cenopoesia, utilizada pelo grupo, é uma criação do poeta e escritor Ray Lima e trata-se de uma mistura de diversas expressões artísticas como a poesia e a música. Esta linguagem cenopoética é sempre um convite à reflexão e à participação. São roteiros que fazem emergir o humano e desenham a cara e o jeito de ser e fazer a Educação Popular em Saúde.
Do lampejo criativo à execução, o grupo levou para a rua a LOCOMOTIVA DO SUS, mexendo com o imaginário, trazendo consigo um pouco da história do SUS, seus movimentos, seus ideais.
E a narrativa envolvia e convidava a embarcar nessa locomotiva da saúde:
“Vem logo!!
Participar é fundamental,
Dialogar, sugerir, planejar,
Construir e sonhar!!!!
Nesse trem você também pode e DEVE viajar!!
Não tem limite de idade ou condição social
Nem cor, nem credo, nem preconceito
O SUS é universal!
Acolher a diversidade é fundamental!!”
O SUS é uma conquista
E esse trem da saúde
Vem trilhando um caminho de lutas
E hoje precisamos comemorar
25 anos de lutas,
25 anos do sus!!
E o SUS é construído também
De sonho e ação!!!
E, arrematando a cenopoesia, a explosão da festa e da alegria, na partida da Locomotiva.
Agora, com os passageiros que fazem parte desse “SUS que é de todos nós”, gente que luta, gente que trabalha, gente que constrói, gente que sonha, gente que cuida de gente! E a locomotiva segue pela avenida, embalada pela música e alegria do “Arerê do SUS”.
“SUS, SUS, SUS, SUS, SUS pra todos nós
hey hey hey
Vamos todos celebrar!!”
Por Emilia Alves de Sousa
Sensacional, contagiante! E que belas imagens de um SUS que dá certo! Gostaria de estar nessa locomotiva cantando o Arerê do SUS!
Parabéns aos idealizadores e movimentadores!
Abraços!
Emília