Roda de conversa sobre Humanização na PUC de São Paulo
No dia 23 deste mes, conversamos em roda com os alunos do quarto ano do curso de Serviço Social da PUC de São Paulo sobre a humanização e o SUS.
Trata-se de um grupo afiado nos conhecimentos sobre o SUS. Instigados sempre a pensar criticamente pela professora Maria do Socorro Reis Cabral, reconhecida militante no campo do trabalho de serviço social na saúde em São Paulo. E uma baiana arretada na defesa da saúde pública.
O grupo encantou-se pelo modo de fazer da PNH, marca singular da política, que age por contágio, recusando as verticalidades e em seu lugar experimentando a potência da lateralização de sujeitos, agrupamentos e práticas a partir de seu mais concreto acontecimento.
Juntos pudemos passear pelos modos de conceber o processo de humanização presentes hoje no imaginário social. Das atitudes humanitárias no domínio das relações interpessoais, modo idealizado e abstrato, distante das reais necessidades de produção de saúde dos cidadãos, passamos a conversar sobre a atitude ética proposta pela PNH.
Uma ética viva, praticada "no chão" dos serviços de saúde. Inflexão necessária e radical nos conceitos de humanização vigentes e promovida pela força do método da tríplice inclusão: inserção dos sujeitos, dos coletivos e dos analisadores sociais na criação dos cuidados humanizados.
A RHS agradece a oportunidade da produção deste encontro com a universidade, espaço estratégico para a construção e ativação de atitudes ético-estético-políticas no campo da saúde.
Por Emilia Alves de Sousa
O Assistente Social é um profissional que tem uma relação muito forte com a humanização do cuidado, pela natureza de suas intervenções éticas, políticas, que se posiciona em favor da eqüidade e da justiça social, na perspectiva da universalização, da ampliação da cidadania, e das lutas pela garantia dos direitos, em qualquer campo de atuação. A sua formação portanto, exige um conhecimento sobre a PNH e os seus modos operandi.
Parabéns ao Curso de Serviço social da PUC pela sensibilidade e iniciativa de implementar essa discussão sobre a HumanizaSUS aos seus alunos!
Parabéns à companheira Iza pela disponibilidade e colaboração!
Emília