O Método Pilates para Correção Postural

10 votos

dsc04365_0.jpg

 

Conceito:

O Método Pilates constitui-se de uma série de exercícios para melhorar flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força ( KOLYNIAK,2004).

Fortalece os músculos fracos, alonga os encurtados, aumenta a mobilidade das articulações. Os movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse, e o alinhamento postural é importante em cada exercício juntamente com a respiração. Proporciona maior concentração, melhora a qualidade de vida geral, prevenindo as lesões de coluna, artroses e dores em geral, sendo praticado por qualquer pessoa, além de todos estes benefícios ainda deixa o corpo delineado.

Objetivos: 

O trabalho em grupo proporciona a melhor socialização e qualidade de vida entre os pacientes, além de avaliar a influência do Método Pilates no sistema musculo esquelético em pacientes com disfunções na coluna vertebral. Com intuito de identificar outras formas de tratamento para estes pacientes, podendo ser um recurso terapêutico complementar ao tratamento convencional.

Profissionais:

Assistente Social: Lenir Tatsch e Silva.

Fisioterapeuta: Mônica Jorqueira da Costa

Frequência:

Duas vezes por semana, com duração de uma hora.

Condições Necessárias:

Um ambiente arejado, de frente a um jardim, silêncio no ambiente, utiliza-se colchonetes, bolas suíças e faixas elásticas.

Descrição do Procedimento:

As sessões começam as 16:30 horas com exercícios de alongamento global, seguidos de exercícios de fortalecimento e de estabilização da coluna, sendo utilizada a respiração correta durante toda sessão para ganho de mobilidade e fortalecimento do diafragma, a sessão finaliza com exercícios de alongamento e relaxamento, seguido de diálogo entre os participantes.

Bibliografia:

KOLYNIAK IEG, Cavalcante SMB, Aoki MS. Avaliação Isocinética da Musculatura Envolvida na Flexão e Extensão do Tronco: Efeito do Método Pilates, Ver Bras Med Esporte, 2004, vol.10, no.6, p. 487-490