“NÃO ESMORECER PARA NÃO DESMERECER”
Ouvindo o discurso do ex-ministro Alexandre Padilha, refleti sobre a frase de Osvaldo Cruz citada por ele: "Não esmorecer para não desmerecer".
Naquele instante, minha reflexão se estendeu aos momentos vividos durante os anos que tenho exercido em saúde pública. Foram muitas alegrias mas também, muitos minutos conflitantes e desmotivantes dentro do ambiente de trabalho causados por grandes dissabores, quer sejam por precariedades nas condições de trabalho, quer por questões salariais, quer por problemas com a gestão.
Mesmo não acreditando muito em saúde "Municipalizada" , resolvi ingressar num Conselho Municipal de Saúde para ter voz e vez. Às reuniões do Conselho vou motivada, encorajada e lanço as minhas propostas. Eis um grande papel que o SUS destinou para gestores, trabalhadores e usuários do sistema.
As conquistas são lentas dentro das organizações de trabalho. A desmotivação ao trabalho acontece de vez em quando comigo e com outros colegas . Espera-se muito por uma maior valorização do indivíduo, de suas carreiras, de suas funções.
Trabalhar a saúde na Saúde é uma tarefa espinhosa. Percebo a importância do SUS e tenho uma missão nele. Permaneço confiante em quem foi e em quem vai. O novo ministro Arthur Chioro , cujo sobrenome lembra a palavra choro, ao invés do nos fazer chorar irá trazer felicidade a todos. Sem esmorecer para poder merecer.
"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."(Madre Teresa de Calcutá).
Por Ricardo Teixeira
Sinto uma sinceridade nas suas reflexões que combinam com o tom das conversas nessa Rede…
É mesmo muito dura vida de qualquer coisa "pública" em nosso país, mas sabemos que não há outro caminho, pois é total nossa dependência do "comum"…
O sobrenome do novo ministro se pronuncia "quiôro", que soa como "que ouro!"
Espero que ele saiba extrair o ouro do nosso SUS!
E eu acho que ele sabe. Mas vamos ter que ajudá-lo, pois isso é tarefa para uma multidão.
Essa Rede também está aqui pra isso: colaborar, ajudar a fazer a política pública.
Abs,
Ricardo