Trupe da Saúde: protagonizando vidas, sentidos e sentimentos◘ Teatro do Oprimido
A Trupe da Saúde: teatro do oprimido esteve participando do II Seminário Nacional do Programa academia da Saúde e da I mostra de Práticas do Programa Academia da Saúde no último dia 06 de fevereiro, trazendo a vivência: Protagonizando vidas, sentidos e sentimentos.
A trupe da Saúde é uma experiência exitosa que ocorre na ESF. Parque dos Coqueiros em Natal-RN e com grande honra foi convidada para demonstrar esta prática de promoção à saúde e sociabilização dos sujeitos que interagem e refletem sobre seu cotidiano e suas relações interpessoais a partir da dualidade opressor e oprimido.
Nossa vivência se deu de maneira moderada, onde inicialmente criamos uma cena de noticiário de manchetes do jornal com o pensamento de Boal, textos diversos, de maneira a mostrar quem foi esse grande teatrólogo , logo após, cada participante, espec-ator, pode vislumbrar de modo simples e lúdico as técnicas e metodologia do teatro do Oprimido do fantástico Augusto Boal que nos faz refletir quando afirma:
"aquele que transforma as palavras em versos transforma-se em poeta; aquele que transforma o barro em estátua transforma-se em escultor; ao transformar as relações sociais e humanas apresentadas em uma cena de teatro, transforma-se em cidadão".
A proposta era provocar a interação na cena entre os participantes, protagonistas, a partir dos jogos cênicos, teatrais e depois fixar 03 técnicas para o uso e desenvolvimento em seus espaços de trabalho e de saúde coletiva. Desenvolvemos assim, atributos cênicos que puderam gerar o Teatro Imagem, Invisível e Fórum.
A experiência foi ímpar, houve plena interação, de modo que construimos uma dinâmica reflexiva, onde as relações do cotidiano podem ser transformadas, usando alternativas diversas e entendendo que cada um de nós não é ativo ou passivo, é interativo.
A trupe da Saúde obteve uma vivência repleta de vida, de sentidos e sentimentos, onde todos são protagonistas e podem transformar cenários adversos, refletindo e resignificando os modos opressores.
É com grande estima que a Trupe da Saúde: teatro do Oprimido, agradece a estada e acolhida de todos que fazem o programa Academia da Saúde.
Foi uma vivência fantástica e plena, recheada de inventividades!!!
Protagonistas de todo o Brasil, vivendo situações, conflitos e sentimentos que de modo transformador foram reformulados e reordenados num desfecho equânime.
Uma nova Trupe que multiplicará os saberes, aprendizagens e afetos!
Por Ricardo Teixeira
As ESF de Natal constituem um verdadeiro "circuito cultural" da cidade. É o que se conclui apenas através do que é compartilhado nessa Rede…
É muita inventividade! Muita vitalidade!
Parabéns!
Abs,
Ricardo