Trupe da Saúde: protagonizando vidas, sentidos e sentimentos◘ Teatro do Oprimido

18 votos

trupe_da_saude.png

A Trupe da Saúde: teatro do oprimido esteve participando do II Seminário Nacional do Programa academia da Saúde e da I mostra de Práticas do Programa Academia da Saúde no último dia 06 de fevereiro, trazendo a vivência: Protagonizando vidas, sentidos e sentimentos.

A trupe da Saúde é uma experiência exitosa que ocorre na ESF. Parque dos Coqueiros em Natal-RN e com grande honra foi convidada para demonstrar esta prática de promoção à saúde e sociabilização dos sujeitos que interagem e refletem sobre seu cotidiano e suas relações interpessoais a partir da dualidade opressor e oprimido.

gh1.jpg

Nossa vivência se deu de maneira moderada, onde inicialmente criamos uma cena de noticiário de manchetes do jornal com o pensamento de Boal, textos diversos, de maneira a mostrar quem foi esse grande teatrólogo , logo após, cada participante, espec-ator, pode vislumbrar de modo simples e lúdico as técnicas e metodologia do teatro do Oprimido do fantástico  Augusto Boal que nos faz refletir quando afirma:

"aquele que transforma as palavras em versos transforma-se em poeta; aquele que transforma o barro em estátua transforma-se em escultor; ao transformar as relações sociais e humanas apresentadas em uma cena de teatro, transforma-se em cidadão".

tup.jpg

A proposta era provocar  a interação na cena entre os participantes, protagonistas, a partir dos jogos cênicos, teatrais e depois fixar 03 técnicas para o uso e desenvolvimento em seus espaços de trabalho e de saúde coletiva. Desenvolvemos assim, atributos cênicos que puderam gerar o Teatro Imagem, Invisível e Fórum. 

cffft.jpg

A experiência foi ímpar, houve plena interação, de modo que construimos uma dinâmica reflexiva, onde as relações do cotidiano podem ser transformadas, usando alternativas diversas e entendendo que cada um de nós não é ativo ou passivo, é interativo.

ndndnd.jpg

A trupe da Saúde obteve uma vivência repleta de vida, de sentidos e sentimentos, onde todos são protagonistas e podem transformar cenários adversos, refletindo e resignificando os modos opressores.

sam_4858.jpg

É com grande estima que a Trupe da Saúde: teatro do Oprimido, agradece a estada e acolhida de todos que fazem o programa Academia da Saúde.

Foi uma vivência fantástica e plena, recheada de inventividades!!!

sam_4850dk.jpg

Protagonistas de todo o Brasil, vivendo situações, conflitos e sentimentos que de modo transformador foram reformulados e reordenados num desfecho equânime.

vcbds.jpg

sam_4859_0.jpg

Uma nova Trupe que multiplicará os saberes, aprendizagens e afetos!