Gastão Campos será homenageado pelo Ministério da Saúde
O professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas e Chefe do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Unicamp, Gastão Wagner de Sousa Campos, será homenageado pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, com a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz.
A homenagem, de acordo com informações do gabinete do ministro, é uma forma de reconhecimento aos "relevantes serviços prestados à saúde pública brasileira" por Gastão Wagner, uma das principais referências da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS).
A cerimônia de entrega da medalha fará parte da programação de abertura da 9ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças – EXPOEPI, que vai acontecer no dia 18 de novembro, às 19 horas, no hotel Golden Tulip Brasília Alvorada.
Criada pelo Decreto 66.988, de 31 de julho de 1970, a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz tem como objetivo homenagear
"pessoas nacionais e estrangeiras que, no campo das atividades científicas, educacionais, culturais e administrativas relacionadas com a higiene e a saúde pública em geral, se hajam distinguido de forma notável ou relevante, e tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o bem-estar físico e mental da coletividade brasileira".
Por Dario Frederico Pasche
Gastão recebe este prêmio por merecimento, não nos resta dúvida. Reconhecimento que a OPAS/OMS fez já em 2004 (Prêmio Administração 2004, segundo brasileiro que recebeu este prêmio) o Ministério da Saúde faz agora, passados 5 anos. Antes tarde do que nunca. Reconhecimento e, reparação, já que Gastão sofre processo judicial absurdo, originado por gestões anteriores do próprio MS. Ministro Temporão, homem sábio que é, presta esta justa homenagem ao grande homem público que é Gastão: estamos de alma lavada!!
Coordenador Nacional da PNH