BELÍSSIMO ENCONTRO POPULAR SOBRE “UBS integral” e Estratégia de Saúde da Família em SP
O Seminário sobre Modelos de Atenção em Saúde aconteceu com participação expressiva de usuários, conselheiros, movimentos sociais e trabalhadores de saúde da região norte de SP, incluindo também alguns trabalhadores da Leste que souberam do evento pela RHS!
Em questão a necessidade de esclarecimentos sobre o projeto político que subjaz à proposta das "UBS integrais" que vêm se configurando como foco de investimento da SMS-SP.
Na prática, tal projeto seria um retrocesso ao modelo de atenção queixa/conduta/medicação? Por que não investir maciçamente na ampliação da cobertura da Estratégia de Saúde da Família na cidade de SP? Como conversam tais modelos?
Tais questões estiveram na roda de conversa, subsidiada por apresentações de companheiros do DAB-MS, da ESF, de uma "UBS integral", e muitas dúvidas permanecem.
Uma certeza se concretizou a partir das falas de inúmeros conselheiros, usuários e trabalhadores: a valorização e o apoio à ESF, a não aceitação de investimentos no modelo "UBS Integral" em detrimento da ampliação e fortalecimento da ESF e a necessidade de continuar debatendo estas e outras questões relativas à saúde nesta cidade.
Um dos objetivos do seminário era a preparação para uma discussão com o secretário adjunto da SMS-SP, Dr Puccini, convidado para a VIII Plenária Popular de Saúde da região norte de SP, que acontecerá no dia 6 de agosto, na Igreja Teto de Zinco, Av Itaberaba, 3907, Brasilândia, das 19 às 22hs.
Por fabiobhalves
Olá pessoal.
Olá Cleusa.
Saudações para este belo trabalho e produção de muita mobilização.
É muito bom perceber este forte movimento da PNH no município de São Paulo.
Não é pouca coisa.
Saudações de Fábio BH Alves e até a VITÓRIA!!! (Coordenador da PNH)