Capacitação Temática de Mídia e Comunicação 31/07 a 01/08/2014
A Coordenação Geral de Saúde das Mulheres, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES), da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Instituto Patricia Galvão (SP), realizou entre os dias 31 de julho e 1º de agosto a “20ª Capacitação Temática de Mídia e Comunicação”, voltada para profissionais que atuam na Atenção às Mulheres e Adolescentes em situação de Violência Doméstica e Sexual, na sede do Conselho Regional de Medicina, em São Luis (MA). totalizando 25 participantes, 04 coordena doras: Jacira Melo, Ângela Freitas, Caroline Oliveira e a nível local Silvia Leite – Setor de Atividades Especiais/SAE-Hospital Municipal de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura.
Participaram profissionais da área da Saúde, Segurança, Justiça, Assistência Social Coordenadoria Municipal da Mulher, totalizando 25 pessoas
A mesa de abertura teve a participação de Laurinda Pinto – da Coordenadoria Municipal da Mulher, Caroline Oliveira – da Coordenação Geral de Saúde das Mulheres (Ministério da Saúde), Jacira Melo – do Instituto Patrícia Galvão/SP, Kazume Tanaka – da Delegacia Especial da Mulher, Selma Martins – da Promotoria de Defesa da Mulher, e Dorinei Câmara – da Diretoria Administrativa do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura.
Da esquerda para à direita:
1.Laurinda Pinto – Coordenadoria Municipal da Mulher
2. Caroline Oliveira – Área Técnica Saúde da Mulher/MS
3. Jacira Melo – Instituto Patrícia Galvão/SP
4. Kazume Tanaka – Delegacia Especial da Mulher / SLZ
5. Selma Martins – Promotoria de Defesa da Mulher
6. Dorinei Câmara – Diretoria Administrativa do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura.
A capacitação foi ministrada pelas comunicólogas Jacira Melo (Diretora Executiva do Instituto Patrícia Galvão-SP) e Ângela Freitas-RJ. O objetivo foi apresentar os instrumentos para uma boa relação com os meios de comunicação (mídia) diante dos casos de violência registrados nas unidades de saúde, onde os profissionais atuam. A secretária municipal de Saúde de São Luis, Helena Duailibe, participou da atividade no segundo dia do treinamento. Ela saudou o trabalho do Setor de Atividades Especiais e do Ministério da Saúde na realização do evento. “É fundamental sabermos nos expressar diante da mídia e a capacitação trouxe instrumentos valiosos para os participantes", declarou Helena.
A metodologia incluiu no primeiro dia a abordagem teórica e no segundo a prática com exercício: entrevista de rádio e televisão. Uma empresa de TV local foi contratada para realizar as entrevistas e em seguida todas as foram analisadas e debatidas no coletivo.
Pioneiro – O Instituto Patricia Galvão tem por objetivo a promoção e defesa do direito à comunicação e acesso à informação e das liberdades de opinião e de expressão, com ênfase na promoção da igualdade e equidade de gênero, raça e etnia e na promoção de ações de comunicação que levem a mudanças culturais, de comportamento e mentalidades voltadas ao respeito à pluralidade e diversidade e aos direitos humanos das mulheres.
O Setor de Atividades Especiais / SAE criado em 29/08/2013 teve e tem o apoio da direção geral e administrativa do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura. É um espaço (sala estruturada) para atender mulheres, adolescentes e idosas vítima de violência doméstica, sexual, obstétrica e urbana, encaminhadas à Rede de Enfrentamento A Violência constituída pela Segurança (delegacias especializadas), Justiça (Promotorias Especializadas), Unidade de Saúde de Referência, conforme o caso. Foto abaixo
O kit de informática(monitor, mouse, teclado, no break e estabilizador) e a mobília (02 mesas, 03 cadeiras e 01 armário de duas portas) foram entregues através do convênio celebrado entre a Secretaria de Políticas Para As Mulheres/SPM e a Secretaria de Estado da Mulher/SEMU que repassou em Termo de Uso das Instituições: Justiça, Segurança, Assistência Social e Saúde entre as quais temos:
1.Rede Federal – Hospital Universitário Materno Infantil;
2.Rede Estadual – UPA Vinhais, Parque Vitória, Itaqui-Bacanga, Cidade Operária, Maternidade Benedito Leite, Hospital e Maternidade Marly Sarney.
3. Rede Municipal – Hospital da Mulher, Hospitais de Urgência e Emergência Dr. Djalma Marques/Socorrão I e Dr. Clementino Moura / Socorrão II, Unidades Mistas Bequimão, Coroadinho, Itaqui-Bacanga, e São Bernardo.
No Hospital Dr. Clementino Moura o SAE o Kit de informática e a mobília funcionam pelo compromisso com a Política Nacional de Enfrentamento, causa da luta das mulheres, pelo acolhimento no momento da dor, pela solução dos casos encaminhados à justiça, pelo retorno das em agradecer ou avisar datas das audiências.
A sala foi idealizada para um atendimento social diferenciado com climatização, uso de uma fragrância suave da AVON gerando a pessoa atendida um espaço humanizado, de acolhimento, de confiança no momento da conversa.
O encerramento trouxe a certeza da necessidade de trabalharmos em rede. E assim vamos continuar nos reunindo para avaliar nossas ações.
Texto: Silvia Leite e Claudio Eugênio/MS-DAPES
Por Mariella
Oi Silvia!
Que bacana essa iniciativa!
O Instituto Patrícia Galvão é bem pioneiro no país nessa área de comunicação em saúde da mulher.
O Ministério da Saúde tem uma publicação interessante que esclarece os melindres da mídia aos profissionais de saúde que atuam nos serviços de atenção para mulheres vítimas de violência. Clique aqui para acessar.
Abraço e sucesso no dia a dia com a mídia pós-evento