PNH Participa de Oficina do Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia
A Política Nacional de Humanização(PNH), participou ontem, da '1° Oficina de Planejamento para Qualificação da Atenção Gestão dos Processos de Trabalho e Fortalecimento do Controle e Participação Social', no Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia(DSEI/BA).
O objetivo é planejar as ações para qualificar os processo de atenção, gestão, controle e participação social no distrito.
O encontro teve a participação da equipe gestora do DSEI, presidentes de conselhos, apoiadores de Redes; apoiadores da Saúde Indígena; articuladores interfederativos; representantes da Rede Cegonha, representantes dos polos base e dos apoiadores da PNH, Altair Lira e Rosemeira Delgado, que durante essa ação, tiveram o apoio matricial do também apoiador da PNH, Paulo Morais.
A PNH em articulação com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), implementou o 'Projeto Apoio à Saúde Indígena(SI)', em 2012. Uma das ações da parceria é a formação dos apoiadores de SI nos DSEIs, utilizando estratégias de formação, com a realização de oficinas presencias e investimento na relação dos trabalhadores. A experiência concreta da formação-intervenção no território e a articulação dos apoiadores SI com os da PNH, tem produzido uma ação integrada de apoio do Ministério da Saúde(MS) ao DSEI/BA.
Essa oficina nasce após várias agendas de articulação e produção de apoio ao DSEI, com objetivos estruturantes de qualificação da gestão e da atenção. Além disso, é uma aposta na qualificação da relação interfederativa entre os DSEIs, os Municípios e o Estado. Assim, espera contribuir com a disseminação de modelos de gestão sustentáveis e humanizados.
*Equipe de Comunicação e Jornalismo PNH/SAS
Jornalista Responsável: Sheila Souza
Por Rose Delgado
Esta Oficina é fruto de uma ação articulada pelos diversos apoiadores do MS para a Bahia. Além da PNH, participaram intensivamente a apoiadora de Articulação de Redes, Joselma Alves; da Articulação Interfederativa, Lutigardes; da Rede Cegonha, Larissa Paiva e da Saúde Indígena, Nivia Chagas, em composição com a equipe do DSEI-BA, estiveram na construção e realização desta Oficina. Parabéns a todos os partipantes!