Apoio Institucional
O Apoio Institucional é pensado como uma função gerencial que, a partir do princípio da cogestão, visa reformular o modo tradicional de fazer coordenação, planejamento, supervisão e avaliação em saúde.
A cogestão como base do Apoio Institucional pressupõe um modo de agir mais dialogado por parte da organização que intenta projetos de mudança. Busca-se construir relações e ações que valorizem o princípio da autonomia dos sujeitos e dos coletivos sobre suas próprias realidades e problemas.
Por meio do movimento constante de aproximação e diálogo entre gestores, trabalhadores das equipes de saúde e usuários, o Apoio Institucional configura-se como um arranjo que possibilita melhor organização das práticas e maior apropriação dos trabalhadores em relação ao seu fazer cotidiano.
Referência
Rede UNIDA. Experiências de apoio institucional no SUS: da teoria à prática / Letícia de Moraes Falleiro, organizadora. – 1. ed. 2014. 263 p.
Por Loyanne
Penso que sem esse arranjo é quase impossível fazer um planejamento que dê certo. Mesmo porque as pessoas principais – que irão dar ou não ação ao que foi planejado – não se sentirão pertencentes, "apropriadas", e como você disse, as práticas cotidianas dessas pessoas são carregadas de particularidades, de realidades muitas das vezes diferenciadas, coisas que o "formulador" do planejamento possivelmente não tem conhecimento.
Sem dúvida, o Apoio Institucional é muito importante, não só pela via do planejamento, mas de todo o processo, para que não seja apenas eficaz, mas efetivo também. 🙂
Abrçs.