CORREDOR ARTE DO HOSPITAL ESCOLA UFPEL COMPLETA 15 ANOS COM EXPOSIÇÃO DE PACIENTES

13 votos

007_copy_0.jpg

Em um hospital tudo gira em torno dos pacientes, eles são o fim último, a razão da existência. Pensando em criar um ambiente diferenciado no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, filial Ebserh, onde a arte estivesse presente como uma forma de terapia, foi criado, em 18 de setembro de 2000, o Corredor Arte, inicialmente como projeto de extensão do então Instituto de Letras e Artes. Nestes anos, o Corredor Arte consolidou-se como parte das ações de humanização desenvolvidas pelo hospital e, ao completar 15 anos de atividades ininterruptas, promoveu uma homenagem aos seus usuários, convidando-os a inverter a condição de espectador para expositor, através da participação de um momento artístico que resultou na mostra “Arte de Viver”.
A exposição de número 301 apresenta trabalhos especiais, compostos pelo sentimento e a criatividade do momento, utilizando papel e tintas plásticas para produzir 18 obras constituídas por pinturas e desenhos vindos dos diversos segmentos do Hospital Escola, usando várias ideias para dar nova cor ao espaço de arte. Folha de árvore virou carimbo, prato virou stencil e pincel virou portal para a imaginação de crianças da pediatria, pacientes internados ou em tratamento e acompanhantes. Preparado por profissionais da recreação e terapia ocupacional do HE, em uma sala acadêmica do hospital, o ambiente foi preenchido com música, instigando a criação, a mistura de cores e a liberdade das tintas. Os pacientes que demonstraram interesse, mas não podiam sair da enfermaria, tiveram a oportunidade de pintar no leito. “Essa atividade é muito boa, nos ajuda a desestressar e é um auxílio ao tratamento”, contou Gilson de Castro da Costa, paciente. Uma paciente da internação domiciliar também participa da mostra.
Esse tipo de dinâmica acrescenta muito à assistência que o hospital oferece, buscando levar conforto psicológico aos usuários que passam por um momento de fragilidade. “Gostei muito da atividade, bem interessante. As pessoas vão conseguir perceber que os pacientes também interagem dentro do hospital”, comentou Rana Coimbra Gularte, gestante que faz o pré-natal no HE.
O Corredor Arte é um meio de transportar pacientes e funcionários para uma atmosfera mais descontraída e humanizada, utilizando o valor terapêutico da arte na melhora da qualidade de vida dos internados e visitantes. Além disso, o ambiente é um meio de popularizar a arte, levando até pessoas que não costumam visitar museus e galerias um momento de interação com as mais diversas obras.
A mostra “Arte de Viver” pode ser visitada até o dia 22 de setembro, diariamente das 7 às 22h, na rua Professor Araújo, 538.