Promovendo encontros para além da doença, uma experiência no ESF Jardim Primavera em Gaspar SC
Na roda de conversa… contando um pouco sobre o processo:
Muitas pessoas idosas são acometidas por doenças e agravos crônicos não transmissíveis (DANT) – estados permanentes ou de longa permanência – que requerem acompanhamento constante, pois, em razão da sua natureza, não têm cura. Essas condições crônicas tendem a se manifestar de forma expressiva na idade mais avançada e, freqüentemente, estão associadas (comorbidades). Podem gerar um processo incapacitante, afetando a funcionalidade das pessoas idosas, ou seja, dificultando ou impedindo o desempenho de suas atividades cotidianas de forma independente. Ainda que não sejam fatais, essas condições geralmente tendem a comprometer de forma significativa a qualidade de vida dos idosos. É função das políticas de saúde contribuir para que mais pessoas alcancem as idades avançadas com o melhor estado de saúde possível. O envelhecimento ativo e saudável é o grande objetivo nesse processo. Se considerarmos saúde de forma ampliada torna-se necessária alguma mudança no contexto atual em direção à produção de um ambiente social e cultural mais favorável para população idosa.
A ação educativa realizada pela equipe do ESF Jardim Primavera, foi uma atividade de integração e interação com os idosos da comunidade. A atividade estava organizada no calendário de atividades educativas da unidade de saúde e contou com ações de orientação aos idosos, musicas danças e dinâmicas.
Promover uma ação com idosos foi muito interessante. Fazer com que eles sintam a sua importância e o seu valor na comunidade. Mostrar que é possível ser feliz e esquecer as dores, doenças e problemas existentes. Naquele momento a unidade de saúde se tornou o lugar onde eles vêem em busca de alívio, esqueceram o cansaço e estresse de uma maneira agradável e divertida.
É bom trabalhar com os idosos, compartilhar do seu conhecimento, sentir a alegria de viver deles estampada nos olhos e nos sorrisos, a gratidão pelos nossos esforços, nosso trabalho, nossa equipe. Me faz repensar como quero chegar a minha melhor idade, a minha velhice.
Por patrinutri
O relato do Eduardo na roda me fez lembrar de meu encontro com a realidade no SUS.
Me lembrou da Sra Nair que com sua dura realidade de vida provocou em mim um deslocamento de vida de postura profissional que me fez me encontrar com a humanização. Sair do lugar de sabedora para colocar me ao lado das pessoas que necessitavam de cuidados de uma nutricionista.
Dona Nair nem soube que um dia fez isto por mim. Já não está mais neste mundo, mas sua história vivera em mim para sempre.
Vida que se constrói com vida!
Muito bom conhecer este trabalho com os idosos de Gaspar!
Muitos encontros ainda virão e com eles muitas lições também.
Patrícia