Promovendo encontros para além da doença, uma experiência no ESF Jardim Primavera em Gaspar SC

11 votos

jd_primavera_na_roda.jpg

Na roda de conversa… contando um pouco sobre o processo:

 

 

 

 

Muitas pessoas idosas são acometidas por doenças e agravos crônicos não transmissíveis (DANT) – estados permanentes ou de longa permanência – que requerem acompanhamento constante, pois, em razão da sua natureza, não têm cura. Essas condições crônicas tendem a se manifestar de forma expressiva na idade mais avançada e, freqüentemente, estão associadas (comorbidades). Podem gerar um processo incapacitante, afetando a funcionalidade das pessoas idosas, ou seja, dificultando ou impedindo o desempenho de suas atividades cotidianas de forma independente. Ainda que não sejam fatais, essas condições geralmente tendem a comprometer de forma significativa a qualidade de vida dos idosos. É função das políticas de saúde contribuir para que mais pessoas alcancem as idades avançadas com o melhor estado de saúde possível. O envelhecimento ativo e saudável é o grande objetivo nesse processo. Se considerarmos saúde de forma ampliada torna-se necessária alguma mudança no contexto atual em direção à produção de um ambiente social e cultural mais favorável para população idosa.
A ação educativa realizada pela equipe do ESF Jardim Primavera, foi uma atividade de integração e interação com os idosos da comunidade. A atividade estava organizada no calendário de atividades educativas da unidade de saúde e contou com ações de orientação aos idosos, musicas danças e dinâmicas.
Promover uma ação com idosos foi muito interessante. Fazer com que eles sintam a sua importância e o seu valor na comunidade. Mostrar que é possível ser feliz e esquecer as dores, doenças e problemas existentes. Naquele momento a unidade de saúde se tornou o lugar onde eles vêem em busca de alívio, esqueceram o cansaço e estresse de uma maneira agradável e divertida.
É bom trabalhar com os idosos, compartilhar do seu conhecimento, sentir a alegria de viver deles estampada nos olhos e nos sorrisos, a gratidão pelos nossos esforços, nosso trabalho, nossa equipe. Me faz repensar como quero chegar a minha melhor idade, a minha velhice.