Atenção Especializada: Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III
Entenda o que é atenção Especializada:
A atenção especializada compreende um conjunto de ações e serviços de saúde realizados em ambiente ambulatorial por profissionais especializados para o cuidado em média e alta complexidades. A organização está dividida em três eixos temáticos, reagrupando serviços e procedimentos: o eixo da atenção ambulatorial especializada; o eixo da atenção de urgência e emergência e o eixo da atenção hospitalar.
Na perspectiva de garantir a integralidade na assistência à saúde, a rede especializada é formada por serviços próprios do município e contratados, cujo acesso é feito por indicação da Atenção Básica e mediada pela Central de Regulação. Além de várias especialidades médicas, a Atenção Especializada desenvolve programas específicos para a saúde mental, DST/Aids/ Hepatites, tuberculose e hanseníase, além de oferecer práticas integrativas e complementares, como acupuntura e homeopatia, e uma ampla gama de serviços na reabilitação funcional.
Na perspectiva do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD 24 horas)
É um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas.
Seu público específico são os adultos, mas também podem atender crianças e adolescentes, desde que observadas as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os CAPS AD 24 horas oferecem atendimento à população, realizam o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Os CAPS também atendem aos usuários em seus momentos de crise, podendo oferecer acolhimento noturno por um período curto de dias.
O CAPS apoia usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento.
Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, que possam garantir o sucesso de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.
Dispõe de equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Juliane,
Muito boa a sua postagem, trazendo informações importantes sobre um nível de atenção complexo e que os usuários ainda possuem muitas dúvidas sobre a sua estruturação e acesso aos serviços ofertados.
A atenção especializada oferta serviços importantes à população. Mas será que os usuários conseguem o acesso no tempo real das suas necessidades? Penso que precisamos de uma atenção básica mais eficiente para evitar que muitas demandas cheguem a atenção especializada desnecessariamente. O que que pensa você?
AbraSUS!
Emília