Desde pequena compareço a consultas e cuidados médicos, dentistas, algumas vezes em nutricionistas… Sempre aprendi que todos eram os detentores do conhecimento e eu precisava apenas ouvi-los e seguir a risca o que me diziam. Algumas vezes deparei com emergências que me deram diagnósticos prontos: “Ah isso é virose”. Mas era inevitável a pergunta: Se iam dar tal medicamento na veia, porque não mediquei em casa? Não me deparei com certas situações apenas no SUS, aliás o frequentei raras vezes, minhas experiencias foram em planos de saúde, culturamente, familiarmente, etc.
Os familiares mais antigos então?
-Não só esse doutor acerta, se eu não for nele não medico com mais ninguém, pois ele é a saída que preciso!
Não é apenas uma questão de trabalho profissional e sim cultural!
Quando entrei nesse curso passei a ouvir tudo diferente e muitas vezes até pensei, não isso não existe, é ilusão. O SUS não tem jeito….
Nessa rede encontrei vários profissionais de saúde comprometidos, lutando por um SUS melhor. É como se saisse de um mundo e abarcasse em outro. É tudo muito diferente dos noticiários. Aprendi que: “Humanizar é saber ouvir, saber falar, saber sorrir, saber chorar, saber acolher, saber que sempre pode contar comigo e com você! Humanizar é a arte do cuidar. Humanizar é… as vezes em pequenos gestos… significam muito.”
A gratidão de um paciente, a confiança dos usuários, a liberdade de participação nas unidades, a vitória sobre uma enfermidade, tudo isso não tem preço! E é por isso que como encerramento de um semeste queria deixar um vídeo aqui como feedback simples do complexo que aprendi.
Obrigada a todos da Rede!
AbraSUS!
Por patrinutri
Cara Danielle,
Você tiveram a oportunidade de encontrar este professor, que é, antes de tudo, apaixonado pelo que faz e, embuido desta tarefa de fazer ver o sus como ele é realmente, e não do modo distorcido e fracassado que alguns querem mostrar. Há problemas sim, mas há muito mais sucessos que não são demonstrados.
Fico muito feliz de poder ter feito parte deste momento da vida de vocês em rede. Momento de formação, inclusão , subervertendo o espaço geográfico.
Parabéns ao Gustavo por este lindo trabalho e congratulações a vocês , estudantes dedicados e sensíveis que conseguiram efetivar este plano coletivo.
Seguimos em coletvo, seguimos em rede!
Conte conosco na sua caminhada!
Bjs Patrícia