A Clínica Ampliada entrou como diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH) como ferramenta de trabalho das equipes da Atenção Básica, principalmente da ESF e do NASF como um instrumento teórico e prático, com o objetivo de proporcionar a saúde e a autonomia do sujeito, sua família e da própria comunidade.
Através da roda de conversas com os profissionais do NASF foi observado que esta ferramenta vem sendo utilizada como eixo norteador a integralidade da atenção. Ainda que precise ser mais discutida e ampliada, a mesma já exerce papel de destaque nas ações diárias da equipe, no sentido de possibilitar a construção voltada as necessidades reais do usuário.
O NASF e a ESF tem papel primordial na utilização da Clínica Ampliada como ferramenta de trabalho, visto que uma prática que favorece a sua utilização é a visita domiciliar, onde é possível realizar uma melhor esculta qualificada além de produzir vínculos com o usuário, seus familiares e com a comunidade. Quando realizada por profissionais de áreas de conhecimento diferentes, a clínica ampliada expande a visão da realidade, favorecendo o intercâmbio de conhecimentos e a abertura de campo para a discussão dos casos na equipe multidisciplinar, através do Projeto Terapêutico Singular.
Postagem realizada pelas apoiadoras Ana Beatriz e Ana Carolina
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Ana Beatriz e Ana Carolina,
Expandir essas práticas por intermédio da publicização de seus efeitos é uma atitude que enriquece cada vez mais o pensamento sobre as formas do cuidado. Agradecemos muito e aguardamos mais conversas por aqui.