Trens e trilhos, aviões e aeroportos, portos e transatlânticos, cidades e bombas nucleares são conhecimento objetivado.
A internet, redes sociais e algoritmos, aplicados a uma base de processamento e armazenamento de dados, são o conhecimento tornado sujeito.
No entanto, os modos de produção desde a antiguidade até o feudalismo e finalmente o capitalismo industrial e, agora, o capitalismo financeiro sempre formaram uma maquinaria subjetiva capaz de governar o homem.
A liberação da espécie humana para a realizar a plenitude do desejo e o governo da inocência do acontecimento depende da superação do desafio de colocar nossa potência no gesto de afirmar a vida.
Até lá estaremos no trabalho de servir ao ressentimento em função da realidade que produzimos.
Por patrinutri
Reafirmar a vida tem que ser nosso mantra. Estamos vivendo um momento onde o futuro já chegou, acelerado pela pandemia. O que levaria ainda algum tempo para chegar, como a aceitação do home office, as pessoas físicas virando cnpj … já estava em processo, mas a pandemia acelerou e o que é pior o capitalismo liberal aprovou e vem normalizando . Até mesmo as consultas médicas virtuais chegaram creio que pra ficar… Claro que tudo tem seus dois lados, vantagens e desvantagens, porém precisamos estar atentos ao que falam os corpos, ao que se sucede na s relações sociais. Acho que vivemos neste ano pelo menos uns 3 anos adiante. O novo assim acelerado me assusta muito.
Com certeza temos que seguir fazendo uma defesa intransigente da vida!