A importância das Ligas Acadêmicas na Graduação Médica.

9 votos

Existem muitas formas de trazer diferenciais para a graduação em medicina. Participar de ligas acadêmicas pode ser uma excelente opção.

As ligas acadêmicas consistem em grupos de estudantes, sem fins lucrativos, que objetivam o desenvolvimento extracurricular. Suas atividades são focadas em determinada área médica, explorada sob perspectivas diversas, com métodos diferentes. Essa prática tornou-se rotina entre os estudantes universitários no Brasil, em especial nos cursos de saúde da Universidade do Oeste Paulista.
Participar de uma liga traz muitos benefícios para estudantes da área médica.

A Liga de Saúde da Família e Comunidade (LSFC) da UNOESTE, no Campus de Presidente Prudente traz oportunidades para o futuro médico aprofundar conhecimentos específicos na Atenção Primária à Saúde (APS) e para realização de pesquisas na que envolvam a área, o que pode ser um diferencial para o graduando que busca oportunidades de estágio ou residência médica, por exemplo.

Outro benefício da LSFC da UNOESTE é estimular o estudante a se ambientar com situações práticas, por meio de simulações e atividades de extensão.

Existem várias estratégias que são utilizadas pelos supervisores, facilitadores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) nas sessões, junto com os ligantes, que são um diferencial na formação dos futuros médicos. A LSFC pauta suas atividades na Política Nacional de Humanização (PNH) e nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), valorizados por sua diretoria na escolha de temas para aulas teóricas e práticas.

Em suma, participar de uma liga acadêmica, como a Liga de Saúde da Família e da Comunidade da UNOESTE confere um diferencial acadêmico e humano na formação do estudante, promovendo, também, a criação de vínculo entre graduandos e profissionais que valorizam o SUS e a saúde pública.

REFERÊNCIAS:

Ligas FAMEPP. Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=http://sites.unoeste.br/famepp/ligas/&ved=2ahUKEwiGnv_26ZmCAxW1u5UCHXc5AxEQFnoECBIQAQ&usg=AOvVaw3E50wQSt6i_F1YlQddslEk. Acesso em: 29 out. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/humanizasus#:~:text=A%20Pol%C3%ADtica%20Nacional%20de%20Humaniza%C3%A7%C3%A3o,entre%20gestores%2C%20trabalhadores%20e%20usu%C3%A1rios. Acesso em: 29 out. 2023.