Embora a pandemia do Covid 19 só tenha se intensificado no mundo em março de 2020, desde o dia 26 de fevereiro, no Brasil, já tínhamos o primeiro contato com o vírus em um determinado grupo. Dada a rapidez com que o vírus se espalhou para as demais regiões do país, o SUS assumiu a atuação na linha de frente enquanto os profissionais das áreas de saúde trabalhavam incansavelmente na luta de salvar vidas. Tendo em vista a urgência dos casos de Covid em pacientes com comorbidades, foi incentivado através do Ministério da Saúde o uso de máscara na face e a prática de isolamento social. Uma das dinâmicas de apoio do SUS foi criar uma plataforma online onde as pessoas pudessem acessar todas as informações relacionadas a ajuda ofertada aos estados e municípios, bem como o cenário de transmissão da doença no país de forma acessível, chamada Localiza SUS. O objetivo da ferramenta era dar mais transparência sobre o cenário atual naquele momento e auxiliar no planejamento das ações de proteção e assistência à população.
Mesmo que anteriormente, diversos políticos estivessem cogitando a privatização do SUS, no cenário pandêmico o povo compreendeu a luta ao perceber mesmo que tardiamente, a imensidão do Sistema Único de Saúde. Ao depender de vacinas que demoraram além do normal para chegarem até a população, a mesma se uniu na defesa de quem nunca largou da mão delas: o SUS. Assim, percebendo que sua dimensão vai muito além de vacinas ou medicamentos, e tendo em vista que até mesmo os alimentos que consumimos e colocamos na mesa de casa são feitos através de fiscalizações de serviços realizados pelo SUS. Em tempos sombrios, desejamos esperança para que os próximos políticos que alcançarem o poder invistam no SUS o tanto que ele necessita e carece. Com a certeza cada vez maior na ciência e no fato comprovado: vacinas salvam vidas.
Referência: BRASIL, Ministério da Saúde, 2020. Plataforma Localiza SUS disponibiliza dados e ações de enfrentamento à Covid-19.
Por Emilia Alves de Sousa
Sem dúvida o SUS foi gigante, não só na imunização dos usuários, mas no tratamento das pessoas infectadas!
Ai da população se não fosse o SUS neste cenário pandemico!
Viva o SUS!